Água será tema de seminário durante a 3ª Bienal do Livro

A 3ª Bienal do Livro de Santa Catarina acontecerá entre os dias 29 de junho e 5 de julho de 2009, no Centro de Eventos Centro Serra em Lages. A meta primordial deste evento é integrar ações para incentivar a criação literária e artística, bem como incentivar a integração cultural. Paralelo a ele, ocorrerá o 2º Seminário Catarinense de Cultura, Economia e Desenvolvimento Sustentável. Este encontro, que é promovido pela Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) e Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), está agendado para o dia 1 de julho, às 20 horas. A temática deste ano será “O complexo das águas e o desenvolvimento econômico sustentável na Serra Catarinense”. A intenção deste encontro é promover um debate propositivo a partir das informações e dados que estão referenciadas nos diferentes projetos em execução na área da Bacia Hidrográfica do Rio Canoas, que contempla 28 municípios da região Serrana Catarinense. Outro objetivo traçado é informar sobre as fontes de recursos e as possíveis ações para a área, destacando as melhores práticas e resoluções da situação atual. Para debater sobre esses assuntos são esperados alguns gestores estaduais, municipais, lideranças de movimentos sociais, religiosos, empresários, gestores e professores das instituições de ensino superior e das unidades escolares - municipais e estaduais – pesquisadores e estudantes. Na mesa dos trabalhos estarão autoridades representativas e pesquisadores convidados, dentre eles, representando a Uniplac, estará a professora Maria de Fátima Wolkmer, integrante da coordenação da Rede de Pesquisa Aqüífero Guarani-Serra Geral. Além do seminário, a 3ª Bienal do Livro contará com diversas atrações culturais como palestras, apresentações artísticas, oficinas de arte e de literatura, café literário, exposição e feira de ciência, além de vários stands com diversos tipos de livros, expositores, entre outros.