Curso de Medicina da Uniplac passa por avaliação da ABEM

Professores da Comissão de Avaliação das Escolas de Medicina (CAEM), ligada a Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), estiveram na Universidade do Planalto Catarinense ( Uniplac) nesta quarta e quinta-feira para apreciação do curso como um todo. Para isso, eles visitaram as salas de aula, laboratórios, unidades de saúde, hospitais e serviços de pronto atendimento. Além das das visitas a esses locais, houveram algumas entrevistas com os acadêmicos, docentes e funcionários das unidades de saúde nas quais os acadêmicos realizam as aulas práticas. A coordenadora do curso, doutora Cristina Subtil, diz que além dessas conversas, houveram reuniões com o secretário municipal de saúde, o diretor de saúde do município e diretores dos hospitais de Lages. O grupo de avaliação e de educação permanente da Universidade também fez parte desse encontro. Esta visita se deu em virtude da participação ativa da ABEM na discussão e na construção do processo de avaliação da Educação Médica Brasileira, tendo consciência das dificuldades das escolas realizarem mudanças na formação do médico de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais. Para o avaliador Rinaldo Aglar, a Uniplac apresenta muitos diferencias se comparada as mais de 160 escolas de medicina do país, e as 47 que já utilizam algum tipo de inovação pedagógica. “Posso citar dois pontos fortes da Uniplac, um é a parceria firmada com os órgãos de saúde, outra é a metodologia que parte da prática para a teoria”. Além disso, Rinaldo destacou a importância de se ter professores que também atuam nas unidades de saúde. “Essa convivência dentro e fora da Universidade é fundamental para a formação dos acadêmicos”. Depois das avaliações concluídas, será feito um relatório e entregue as comissões científicas e metodológicas da ABEM. Os resultados serão apresentados durante o encontro nacional que acontece em agosto, na cidade do Rio de Janeiro. A partir daí serão discutidas estratégias de intervenção a esses resultados.