Trabalhos de termodinâmica são apresentados à comunidade acadêmica

Criatividade foi o que não faltou para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de alguns instrumentos envolvendo a termodinâmica. Mais de sessenta alunos dos cursos de Engenharia Civil e Produção da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) expõem seus trabalhos, durante toda essa sexta-feira (19), no Centro de Convivências da Universidade. A atividade é parte da avaliação da disciplina de termodinâmica. Ao todo, são dezessete trabalhos. Aquecedor solar, barco a vapor, jet pulse (mini turbina), planador e hovercraft, uma espécie de veículo que se movimenta tanto na terra quanto na água, são alguns deles. O professor Valdeci Costa explica que na termodinâmica calor significa energia em trânsito, e dinâmica se relaciona com o movimento, ou seja, a termodinâmica estuda o movimento da energia e como a energia cria movimento. “Esses são trabalhos criativos, e eles tiveram a iniciativa de fazer instrumentos diferentes, todos bastante interessantes”. Na avaliação do professor, os trabalhos são prova da boa preparação dos futuros engenheiros. Tanto que alguns buscaram algo desafiador. Motor 100% ecológico O grupo de Vanessa Bastos, acadêmica de Engenharia Civil, construiu um motor a ar comprimido. Os estudantes contam que levaram mais de um mês para fazer o instrumento. “Uma de nossas dificuldades foi encontrar material cientifico sobre o assunto”, diz a estudante. Além disso, juntar todas as peças necessárias para montar a peça também demandou tempo. Eles percorreram quase todas as oficinas mecânicas da cidade em busca do material e de informações sobre o funcionamento do motor. “Não foi fácil, mas atingimos nosso objetivo e aqui está nosso trabalho”, dizem. O mecanismo funciona apenas com o ar comprimido, sem o uso de nenhum tipo de combustível, no caso dos automóveis. “Assim, além de não poluir o ar, não se depende do petróleo. E o meio ambiente agradece”, explicam os acadêmicos. Depois da avaliação, alguns trabalhos permanecerão expostos no Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade.