Jornada multidisciplinar trata da Bioética

A comissão organizadora do II Seminário de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Serra Catarinense, X Encontro Catarinense de Comitês de Ética e I Jornada Multidissiplinar de Biotética espera a participação de mais de 600 pessoas entre acadêmicos, professores e comunidade externa. As palestras, mesas redondas e apresentações de trabalhos acontecem no Centro de Ciências Jurídicas e Salão de Atos da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), nos dias 18, 19 e 20 de junho. O objetivo deste encontro é fortalecer as atividades em ética em pesquisa envolvendo seres humanos por intermédio da formação de pesquisadores, além de possibilitar o conhecimento da Biotética. “Nossa intenção é proporcionar uma discussão sobre as controvérsias morais e jurídicas em relação às novas tecnologias aplicadas à medicina”, afirma a coordenadora professora Anelise Viapiana Masiero. Reprodução assistida, exames de DNA, doação de órgãos, clonagem, eutanásia, dentro outros assuntos que fazem parte de nosso cotidiano, serão algumas das fontes de discussão. O evento é organizado pelos departamentos de saúde e jurídico da Universidade. Aqueles que quiserem se inscrever têm até o dia 15 de junho como prazo final, com recebimento do certificado no final encontro. A partir dessa data, os certificados serão emitidos posteriormente a realização da jornada. O investimento é de R$ 20. Os centros acadêmicos de direito e biomedicina, Comitê de Ética em Pesquisa, Mestrado de Saúde Coletiva são alguns dos locai de inscrição. Os que optarem pela inscrição online podem fazê-la através do site da Uniplac ou pelo e-mail bioetica@uniplac.net. O que é Bioética A palavra ‘bioética\' designa um conjunto de pesquisas, de discursos e práticas, via de regra pluridisciplinares, que têm por objeto esclarecer e resolver questões éticas suscitadas pelos avanços e a aplicação das tecnociências biomédicas. (Fonte: Hottois, G 2001. Bioéthique. G. Hottois & J-N. Missa. Nouvelle encyclopédie de bioéthique. Bruxelles: De Boeck, p. 124-126)\"

" data-media="https://data.uniplaclages.edu.br/noticias/1947.jpg'>