Bromélias são salvas e transformadas em material de estudos

Hoje pela manhã (8), os acadêmicos da 7ª fase do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) trabalharam no salvamento de bromélias. As plantas foram amarradas aos troncos de árvores no campus da Universidade. A atividade foi realizada na disciplina de Ecologia de Ecossistemas Regionais. As bromélias são plantas que aparecem na natureza como epífitas, ou seja, elas simplesmente se apóiam em outro vegetal para obter mais luz. Segundo a professora Estelamaris Agostini, depois que os vegetais que as sustentam morrem, o mesmo acontece com as epífitas. “São oriundas de árvores derrubadas pelo vento, por isso trouxemos as bromélias para cá, porque se continuassem naquele local, onde as árvores já não tinham mais vida e já estavam no chão, iriam morrer também”, explica. Essa foi a terceira vez que plantas foram trazidas e fixadas nas árvores do pátio da Uniplac. Muitas delas, as mais antigas, já apresentam uma população de novas plantas bastante considerável. E é esse estudo, o do índice de sobrevivência, que será feito pelos acadêmicos nos próximos dias. A estudante Janaína Broering diz que a maioria das pessoas, principalmente as que moram na cidade, não conhecem muitas espécies nativas, daí a valorização dessas plantas. “Além de embelezar o espaço, toda comunidade acadêmica poderá saber mais sobre as bromélias, sua época de floração, tamanho e variedades, por exemplo”. Além de ser um material didático para as aulas no curso de Ciências Biológicas, o mesmo também servirá para estudos científicos.