Projeto Puma realiza atividade inédita de ecoturismo

O Projeto Puma, ONG sem fins lucrativos com sede em Florianópolis e Lages, está com uma série de novidades e compromissos. Na agenda de projetos a serem executados para este ano figuram prioritariamente o início da parceria com a Fazenda Pedras Brancas e SESC Pousada Rural de Lages, com os quais o Projeto Puma está elaborando um plano parceiro de ecoturismo científico. De acordo com o diretor do projeto, Dr. Marcelo Mazzolli, essa é um tipo de atividade inédita de ecoturismo, no qual os participantes vão a campo e auxiliam na coleta de informações sobre a fauna e flora. “As contribuições são utilizadas para aprimorar, aprofundar e dar sustentabilidade financeira para pesquisas consideradas prioritárias pelo Projeto Puma”. Além disso, possibilita que o participante conheça em primeira mão os fatos ecológicos vindos diretamente de pesquisadores e cientistas experientes. Segundo Mazzoli, uma das ações em que os participantes se envolvem, por exemplo, é a captura de mamíferos. “Eles podem ser manipulados diretamente pelo grupo, permitindo um contato direto entre o participante e as espécies silvestres, promovendo uma forma de educação ambiental sem paralelo”. Acompanhando este projeto estarão alguns alunos do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) que fazem seu estágio no Projeto Puma. Outras atividades Na agenda está também a saída anual para a Serra do Mar, prevista para agosto, para rastrear a ameaçadíssima onça-pintada. Haverá a participação de três grupos completos de alunos, profissionais da área biológica, e interessados. Este tema foi recente publicado no periódico científico internacional ‘Biodiversity and Conservation’, num artigo que alerta sobre a extinção eminente da onça-pintada na Mata Atlântica costeira. Além disso, e em razão da aceitação de um artigo científico sobre o Leopardo das Arábias no periódico cientifico ‘Zoology in the Middle East’ de autoria de Mazzolli, a Agência de Notícias Brasil-Árabe (ANBA) de notícias publicou uma matéria sobre a expedição do Projeto Puma no Oriente Médio, que pode ser vista no link http://www.anba.com.br/noticia_meioambiente.kmf?cod=8487427. O Projeto Puma está participando de um desafio internacional de destinos ‘geoturisticos’ que contribuam tanto para o meio ambiente quanto para o desenvolvimento de comunidades minoritárias. O desafio foi organizado pela agência Ashoka e a National Geographic. O programa do Projeto Puma pode ser acessado em http://www.changemakers.net/en-us/node/20923.