Acadêmicos tratam de questões ambientais fora da Universidade

Os acadêmicos do curso de biologia da Universidade do Planalto Catarinense ( Uniplac) realizaram atividades educativas no CAIC Nossa senhora dos Prazeres, no bairro Santa Catarina, durante dois dias desta semana em se comemora o dia mundial do meio ambiente. Foram sete oficinas, orientadas pelos acadêmicos e professores do CAIC. Em algumas delas utilizou-se material reciclável para confecção de peças como chaveiros e lixeiras ecológicas. Isso tudo levou os estudantes a refletir sobre o aproveitamento de material como garrafas pet’s, por exemplo. A separação e seleção do lixo também fizeram parte dessas oficinas. Segundo os acadêmicos, com a separação dos diferentes tipos de lixo, tende-se evitar que materiais que podem ser reaproveitados acabem se perdendo na condição de lixo comum, com prejuízos ao meio ambiente, além de ter a destinação correta. A esqueletização de folhas foi uma verdadeira aula de química. As crianças ainda puderam se divertir e aprender com o teatro de fantoches ao abordar os cuidados ambientais. Além disso, foram discutidos assuntos referente à água, a biodiversidade e ao Aqüífero Guarani. O propósito desse trabalho foi alertar os alunos sobre a problemática ambiental.