Aulas na escola do Ministério Público iniciam em julho

Antes mesmo da assinatura do convênio de cooperação mútua entre Associação Catarinense do Ministério Público e Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), o calendário da Escola do Ministério Público já havia sido elaborado. O anuncio da abertura das matriculas e inicio das aulas aconteceu nesta manhã (3/6) na Uniplac, durante a oficialização do ato. A diretora da Escola, Walkyria Danielski, informou aos representantes da Universidade que as aulas em Lages iniciam em 27 de julho, sendo que as matrículas podem ser feitas a partir do dia 20 de junho. Ela ressaltou que as vagas são limitadas a 55 pessoas. “Duas delas poderão ser beneficiadas com bolsa de estudos, recebendo um desconto de 50 % no valor da mensalidade, mas para isso será feita uma seleção”. Tanto a diretora quanto o presidente da Associação, Rui Carlos Kalb, salientaram a importância em oferecer um ensino de qualidade. “Lages é a quinta cidade do estado a receber a Escola. São poucas, justamente para que possamos manter o mesmo nível de qualidade em todas elas”, disse o presidente. A Escola do Ministério Público de Santa Catarina é tida como referencia nacional. O índice de aprovação dos alunos em concursos públicos é de 90%. No exame de ordem, a aprovação chega a 95%. “Esses resultados demonstram a nossa preocupação com a qualidade”. Depois da assinatura do convênio, o interventor Arnaldo Moraes, acompanhado da equipe de assessores, apresentou o espaço físico do Centro de Ciências Jurídicas aos representantes da Associação. Duas salas serão disponibilizadas, uma para as aulas e outra para a coordenação dos trabalhos. Além disso, serão oferecidas algumas disciplinas com docentes da instituição. O Curso e a especialização A Escola do Ministério Público oferece cursos preparatórios para o ingresso na carreira de membro do Ministério Público. São cerca de 720 horas/aulas, ministradas durante a semana e eventualmente aos sábados pela manhã. De acordo com o coordenador da Escola a ser fixada na Uniplac, doutor Jean Pierre, promotor público da Comarca de Campo Belo do Sul, as aulas que iniciam no final de julho, encerram no mesmo mês de 2010. Ele destaca ainda a opção do curso como especialização. “Aqueles que quiserem se aperfeiçoar, a escola oferecerá também a pós-graduação nas áreas de processo e direito penal”. Para conclusão deste curso, o estudante deve permanecer por mais um semestre na Escola, realizando mais de mil horas/aula.