Exposição apresenta “Um Olhar para o Planalto Serrano”

Não há quem não dispense alguns minutos para apreciar a exposição de fotos da flora serrana e espécies de mamíferos e aves da região. Isso tudo está sendo exibido na entrada do supermercado Angeloni numa parceria entre a Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), através do curso de Ciências Biológicas, e Secretaria Municipal do Meio Ambiente. A exposição “Um Olhar para o Planalto Serrano” fica no local até sexta-feira (5), em comemoração a semana do meio ambiente. Uma dos animais que mais chama a atenção do público, segundo a acadêmica Karen Costa, é a Jaguatirica. “Muitos não sabiam da existência desse animal em nossa região. E ele realmente chama a atenção pelo seu grande porte”. Outra espécie que está gerando comentários e questionamentos é o Graxaim. “As pessoas perguntam se ele pode ser domesticado, por se parecer com um cachorro”, diz a estudante que, acompanhada por outros colegas e professores, informa o público sobre a vida desses e mais onze animais. Para a professora Rosiléia Marinho Quadros, as pessoas valorizam pouco o que tem na região. “Ações como esta, proporcionam o esclarecimento e, posteriormente, a conscientização da necessidade da preservação”. Todo material apresentado é resultado dos trabalhos produzidos nas disciplinas de ecologia, botânica e zoologia. A professora ressalta que os animais empalhados são oriundos de atropelamentos em estradas. Além dessa atividade, os acadêmicos do curso estarão organizando a semana do meio ambiente no CAIC Nossa Senhora dos Prazeres, no bairro Santa Catarina, e exposição sobre Biodiversidade no CEDUP Renato Ramos da Silva, em frente à Universidade. Todas as atividades realizadas pela secretaria de meio ambiente contam com a participação dos estudantes de biologia.