Mais de 41 mil pessoas beneficiadas com plano de assistência social

Em 2008, mais de 3.400 famílias em situação de risco social foram atendidas por meio dos projetos de assistência social da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). Isso significa que mais de 41 mil pessoas foram beneficiadas através do trabalho de docentes e acadêmicos da instituição em Lages e outros 11 municípios da região serrana e um do Rio Grande do Sul. Mas o que é o plano de assistência social desenvolvido na Uniplac? Ele é um instrumento de planejamento estratégico para a consolidação da política, do sistema descentralizado e participativo da assistência social na Instituição, que organiza, regula e norteia o seu funcionamento, sendo a expressão da autonomia do nível de gestão na definição e condução das políticas públicas focando a assistência social. As pessoas atendidas por esse plano são aquelas em situação de vulnerabilidade social ou em risco pessoal, sejam elas crianças, adolescentes, adultos, idosos. Ao todo, foram 47 projetos e programas executados, entre eles três modalidades de bolsa de estudos. Somente o programa de Assistência à Saúde da Família atendeu mais de 18 mil pessoas em um ano de atividades. De acordo com a responsável pelos relatórios institucionais, Lucilene Alves Borges, o investimento foi de mais de R$ 7 milhões, destes 21,25% executados em gratuidade. Ela diz que, apesar de 2008 ter sido um ano de dificuldade financeira, o resultado das atividades foram positivos. “Se compararmos aos outros anos, 2008 foi um ano bastante produtivo”.