Sistema político brasileiro foi debatido em palestra por Raul Pont

O deputado gaúcho, Raul Pont, veio a Lages na noite de ontem (21) para falar de um assunto bastante atual no país: a reforma política. O debate foi uma proposta do curso de direito e os departamentos de ciências jurídicas e extensão da Universidade do Planalto Catarinense Uniplac e contou com a participação de acadêmicos e comunidade geral. “Esse é um tema pertinente e oportuno e que, inclusive, é ordem do dia no congresso nacional”, assim iniciou Pont em sua fala de abertura depois de citar a escandalização da corrupção eleitoral no Brasil. Para ele, a reforma política, principalmente no ano em que antecede o processo eleitoral, é extremamente necessária, devido à crise de legitimidade no sistema. “Nosso país é o mais anacrônico e antidemocrático do mundo. Essa mudança já deveria ter acontecido”, afirmou. Pont falou aos jovens, que na maioria das vezes se sente desestimulado diante essa situação. “Temos que combater tudo isso, estudando outros sistemas eleitorais, prestando atenção nos pequenos detalhes, que podem mudar o resultado da vontade do eleitor, porque está na lei”. De acordo com o coordenador do evento, Salesiano Durigon, a intenção foi provocar um debate com os acadêmicos sobre todas essas mudanças no campo político, econômico, social e ambiental.