Professor da Uniplac organizou livro lançado no Rio Grande do Sul

O professor Valdir Roque Dallabrida, coordenador da Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Uniplac, juntamente com a professora Cíntia Agostini da Univates, e o professor Pedro Bandeira, da UFRGS, foram os organizadores do livro DESENVOLVIMENTO CONTEMPORÂNEO E SEUS (DES)CAMINHOS: A contribuição da obra de Dinizar Becker. A obra foi lançada na última quinta-feira, dia 16 de abril, durante o XII Encontro Anual dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento – COREDES do Rio Grande do Sul. O livro, com mais de 500 páginas, resgata as principais publicações do Prof. Dr. Dinizar Becker, economista, com Mestrado e Doutorado na UNICAMP e Pós-Doutorado em Portugal. O livro publica textos inéditos, escritos pelo autor nos últimos meses antes de sua morte em 2003. Fatores determinantes do desenvolvimento local e regional contemporâneo; planejamento do desenvolvimento; capital social; competitividade; sustentabilidade são alguns dos temas abordados. No entanto, a originalidade da obra de Dinizar Becker, é ter sido um dos poucos autores brasileiros que, no todo de sua obra, reconstrói um referencial teórico-metodológico crítico e alternativo sobre desenvolvimento local e regional. Trata-se de uma proposta teórica que se propõe compreender as dinâmicas do desenvolvimento local-regional a partir de uma Economia Política Neo-Gramsciana. É um dos poucos autores que retoma as idéias de um clássico autor do século passado, Gramschi, para compreender os fatores estruturantes e determinantes do desenvolvimento contemporâneo. Um exemplar do livro será disponibilizado na biblioteca da Uniplac. Pesquisa internacional Doutor Carlos Brandão, um dos principais escritores e pesquisadores da América Latina sobre o tema Políticas Públicas de Desenvolvimento Regional, participou como um dos palestrantes do encontro. Na oportunidade, foi firmado um acordo informal entre os professores Brandão, Dallabrida e Pedro Büttenbender, da UNIJUI, para organizar um projeto de pesquisa internacional envolvendo Brasil, Argentina e Chile. Com este projeto, estarão participando de Edital internacional do CNPq para o seu financiamento. O tema do projeto será a análise das experiências brasileiras de gestão do desenvolvimento. Destas, interessa especialmente a dos COREDES/RS e das Secretarias Regionais de Desenvolvimento de Santa Catarina, além das Agências Regionais de Desenvolvimento e os Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento. Deverão participar ainda do projeto de pesquisa, professores da UFMG, da USP, da UFP e da EMBRAPA.