Núcleo de estudos planeja ações para 2009

Membros do Núcleo de Estudos Afrobrasileiro “Negros e Educação” reuniram-se na tarde de hoje (3/4) para traçar algumas metas de trabalho para este ano. Instituído há quase nove anos, o núcleo desenvolve diversas atividades nas áreas do ensino, pesquisa e extensão e sua principal atuação é no sentido de se fazer cumprir algumas leis relacionadas à história e a cultura. E assim será, segundo a coordenadora professora Maria Aparecida Gomes, durante os próximos meses. “Queremos dar visibilidade a ações do núcleo, principalmente no que se refere às leis 10639/03 e 11.645/08, que obriga a inclusão da história e cultura africana, afrobrasileira e do povo indígena nas grades curriculares em todos os níveis de ensino”. Buscar a implantação do Centro de Referência em estudos étnicos na Uniplac também será uma das finalidades do núcleo que hoje conta com o suporte de cerca de 20 vinte pessoas. “Nosso cento já tem até nome, será batizado como Sebastião Ataíde”, diz a professora. Essa homenagem será feita porque Sebastião foi um dos primeiros negros a ingressar no ensino superior em Lages. A professora Renilda Aparecida Costa, que também coordena os trabalhos do núcleo, diz que durante este ano será dada continuidade as atividades de pesquisa sobre as religiões com matriz africanas, saúde, memória e contribuição da população negra na região serrana. O núcleo “Negros e Educação” é o único no estado instalado em um universidade pública de caráter privado, as demais ou estão em uma instituição estadual ou federal. Ele conta com a parceria da Universidade do Estado de Santa Catarina, Universidade do Paraná e Universidade Federal de São Carlos.