Energia do Futuro será lançado na próxima semana

O projeto Energia do Futuro, do programa de responsabilidade social da CELESC, será lançado em Lages na quarta-feira (8/4), no salão do colégio Aristiliano Ramos, a partir das 19 horas. A vinda do projeto para a região é uma iniciativa do Deputado Eliseu Matos, que conta com a parceria da Uniplac, e escolas do município, na coleta de materiais descartáveis. O encontro terá a presença de técnicos da CELESC, de Florianópolis, e o do criador do aquecedor solar José Alcino Alano. O artefato é uma tecnologia de baixo custo que contribui na redução do consumo de energia elétrica e na preservação do meio ambiente. Para confeccionar esses aquecedores são necessários apenas garrafas Pet, caixas tetra pak e algumas conexões de PVC. O esquema é o mesmo dos aquecedores solares produzidos industrialmente, conhecido tecnicamente de sistema termo-sifão. A diferença está justamente no material utilizado. De acordo com a assessoria de comunicação do Deputado, que trabalha há mais de ano para que a Serra seja beneficiada, na semana que vem os representantes das associações de Moradores de Lages serão treinados para que possam dar inicio ao projeto. O Energia do Futuro consiste na instalação de aquecedores solares em comunidades, escolas e instituições sociais que trabalham com a inclusão de jovens em situação de risco social. Na segunda-feira (6/4), os materiais descartáveis (garrafas e caixas) serão recolhidos ao lado Centro de Convivências, das 10 às 11h e das 18 às 21h. Todos os alunos são convidados a participar dessa ação.