Uniplac é parceira no Projeto Energia do Futuro

A Secretaria de Desenvolvimento Regional de Lages irá implantar, nos próximos dias, junto as Associações de Moradores, o projeto Energia do Futuro, do programa de responsabilidade social da CELESC. Esse projeto consiste na instalação de aquecedores solares em comunidades, escolas e instituições sociais. Nesta semana, a Uniplac está mobilizando os acadêmicos para que participem da coleta dos materiais descartáveis utilizados na confecção desses objetos. O recolhimento acontecerá na próxima segunda-feira (6/4). O aquecedor solar é uma criação do catarinense José Alcino Alano, de Tubarão, que vem ganhando grandes proporções. O artefato é uma tecnologia de baixo custo que contribui na redução do consumo de energia elétrica e na preservação do meio ambiente. Para confeccionar esses aquecedores são necessários apenas garrafas Pet, caixas tetra pak e algumas conexões de PVC. O esquema é o mesmo dos aquecedores solares produzidos industrialmente, conhecido tecnicamente de sistema termo-sifão. A diferença está justamente no material utilizado. São esses materiais, as garrafas e as caixas, que a Uniplac estará coletando na próxima segunda, ao lado Centro de Convivências, das 10 às 11h e das 18 às 21h. Para o coordenador de graduação, professor Ailton Durigon, essa é uma ação simples, mas que vai beneficiar muitas pessoas. “Queremos que nossos acadêmicos e colaboradores sejam solidários a esse movimento, por isso estamos incentivando para que tragam esses materiais que, muitas vezes, ganham um destino inadequado”. Depois disso, eles serão encaminhados à SDR.