Pesquisa avalia perfil socioeconômico dos ingressantes

A equipe de Avaliação Institucional da Uniplac iniciou nesta segunda-feira (2/3) um cronograma de coleta de dados junto aos alunos ingressantes neste primeiro semestre de 2009. O objetivo é fazer um levantamento do perfil socioeconômico de cada curso. As atividades se estendem até o dia 14 de março. O instrumento de avaliação é composto por quarenta e duas questões de múltipla escolha. Através delas será possível mensurar características sociais, demográficas e econômicas dos acadêmicos e familiares. O aluno, que responde o questionário em cerca dez minutos, ou menos, não precisa se identificar. A avaliação final não é individualizada, e sim do curso como um todo. No total, serão vinte cursos analisados, neste e no próximo semestre. Apenas o curso de medicina tem uma avaliação anual. Segundo os membros da Comissão Própria de Avaliação, esses dados também serão inseridos no processo de recredenciamento da universidade. Ainda neste mês, iniciam as reuniões para tratar da participação dos alunos da Uniplac no Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes (Enade), que tem por objetivo avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação. Para este ano, será obrigatória a participação de todos os alunos ingressantes e concluintes. As inscrições para a prova, que será aplicada em novembro, acontecerão no mês de agosto. Cursos que já responderam ao instrumento: -Biomedicina; -Medicina; -Administração; -Ciências contábeis; -Eng.ª da Produção; -Direito Noturno; -Tecnologia em Automação Industrial. Cursos que responderão hoje: -Enfermagem; -Ciências Biológicas; -Letras; -Psicologia. Cursos que responderão na semana que vem: -Odontologia; -Direito Matutino; -Eng.ªCivil; -Tecnologia em Cosmetologia; -Educação Física; -Serviço Social; -Sistemas de Informação; -Pedagogia; -Tecnologia em Design Interiores.