Trabalhos de arquitetura serão expostos no próximo semestre

Na sexta-feira passada (4), os alunos da 4ª fase do curso de Engenharia Civil tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos de conclusão da disciplina de arquitetura, ministrada pela professora Márcia Heck. Maquetes físicas e desenhos com o tema de uma estrutura para cobrir uma área de 10m x 10m dentro do campus, com uso flexível foi uma sugestão para espaço de convivência. A atividade motivou a turma a trabalhar e discutir em equipes e a relacionar alguns conceitos de estrutura e forma a pontos importantes e específicos da engenharia, com vistas a estabelecer o diálogo entre as atividades das duas profissões. Com possibilidade de escolha do sistema estrutural e dos materiais, as soluções variaram entre madeira / telhado de cerâmica, madeira / telhado de madeira, bambu / cobertura de palha Santa Fé, bambu / vidro, concreto / cerâmica, aço / policarbonato, pedra / cerâmica, entre outras combinações. A equipe de Natalino, Márcio e Roberto construiu uma maquete com estrutura em tripé central, cúpula transparente estruturada em treliças e peças metálicas com cabos tensionados. Agregaram ainda sistema de captação de água pluvial e associaram tanto a logomarca do curso de Engenharia Civil quanto a da Uniplac na estrutura central e no balcão, respectivamente. De acordo com a professora, a criatividade permeou as soluções, e os trabalhos serão expostos no início do primeiro semestre letivo de 2010 para toda comunidade acadêmica.