LIVRO SOBRE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL DE PROFESSOR DO PPGA DA UNIPLAC

Desenvolvimento Territorial: possibilidades e desafios considerando a realidade de âmbitos espaciais periféricos é o nome de novo livro do Prof. Dr. Valdir Roque Dallabrida, que acaba de sair pelas Editoras UPF e UNIJUí. Por se tratar de final de ano, o lançamento oficial deverá ocorrer no início do próximo ano letivo. No entanto, já pode ser adquirido nas livrarias, ou pela internet, nos sites de venda direta, como a Livraria Cultura. O livro desafia os leitores a refletir sobre várias perguntas, trazendo alguns indicativos de respostas. Quais as causas que levam algumas cidades, regiões ou territórios a apresentarem uma dinâmica territorial de desenvolvimento mais qualificada, enquanto outros permanecem estagnados ou regridem? Como os teóricos têm buscado explicar esta interrogação, através das diferentes concepções de desenvolvimento local/regional/territorial, do chamado ‘Novo Regionalismo’? A abordagem teórica atual é suficiente para a construção de um referencial teórico-metodológico que evite incorporar acriticamente teorias e sugestões de políticas funcionais a estratégias de reprodução social e territorial fragmentárias, concentradoras e excludentes? Esta obra sistematiza reflexões e pesquisas, realizadas pelo Professor Dallabrida desde o ano de 2002 até 2007. Parte da revisão das diferentes abordagens do desenvolvimento analisa a trajetória de desenvolvimento de um âmbito espacial periférico para avaliar suas potencialidades e desafios e, por fim, propõe-se repensar as abordagens atuais, propondo um olhar do desenvolvimento de uma forma integral e integradora, considerando o contexto multiescalar em que se inscreve o processo de desenvolvimento territorial. Em resumo, o livro revisita os enfoques do desenvolvimento, propondo revisões no corpus teórico regionalista, realçando as ações e preocupações multiescalares, assim como atribuindo um papel ativo do Estado nacional frente à globalização, propondo algumas pautas orientadoras centrais de uma nova perspectiva teórica, reclamada há muito tempo: uma visão mais integral e integradora do desenvolvimento. Tem-se a pretensão de trazer reflexões inovadoras para subsidiar o debate acadêmico, mas também de subsidiar planejadores e gestores públicos e privados na definição e planejamento de alternativas de desenvolvimento para municípios e regiões situadas longe dos centros mais dinâmicos socioeconomicamente.