Turismo na Serra Catarinense é tema de Projeto de Pesquisa na UNIPLAC

Uma equipe de professores do Programa de Pós-Graduação em Administração – Mestrado da Uniplac iniciou no final do primeiro semestre de 2008, o Projeto de Pesquisa “Turismo Rural na Serra Catarinense: História, Tipologia, Características, Recursos e Estratégias Competitivas”. Os professores da Uniplac envolvidos são: Dra. Lúcia Ceccato de Lima, Dr. Fernando Natal de Pretto, Dr. Flávio José Simioni e Dr. Valdir Roque Dallabrida, além da Profa. Dra. Débora Hoff, que hoje atua na UNIPAMPA, e da aluna bolsista da Uniplac, Mel Antunes Mendes. O projeto, que se estende até maio de 2009, objetiva conhecer os recursos e estratégias competitivas utilizadas no Turismo Rural da Serra Catarinense, as características das unidades em atividade, sua tipologia e identificar gargalos e oportunidades para a expansão do setor. Atualmente, o turismo rural é considerado uma possibilidade de diversificação da renda das propriedades rurais, conferindo sobrevivência mais digna ao trabalhador rural. Na Serra Catarinense, atingindo os 18 municípios da Associação dos Municípios da Região Serrana, a atividade do turismo rural já é tradicional. Entende-se que a pesquisa venha identificar os principais gargalos e oportunidades e, com isso, contribua para indicar avanços necessários no setor. O cronograma de atividades a serem desenvolvidas na pesquisa inclui inicialmente o resgate da história e caracterização da tipologia das unidades. A pesquisa dirigida aos proprietários dos empreendimentos turísticos buscará identificar as estratégias competitivas utilizadas pelo setor, além das características gerenciais das unidades. Para isso, serão utilizadas as observações in loco, entrevistas e questionários, bem como instrumentos de coleta de dados. Espera-se, como resultado, propor estratégias que visem o aumento da competitividade do turismo rural da Serra Catarinense, além de indicações de demandas de novas pesquisas e possíveis projetos de expansão para o setor.