Projeto Saúde Bucal beneficia pré-escolares das creches municipais de Correia Pinto - SC.

O Projeto de Saúde Bucal em pré-escolares das creches municipais de Correia Pinto - SC tem como objetivo promover a saúde bucal por meio de ações educativo-preventivas coletivas. O Projeto urgiu após um levantamento epidemiológico em saúde bucal realizado em 2007 para conhecer a prevalência e severidade da cárie dentária, cárie precoce e as necessidades de tratamento nessa população. Os resultados encontrados mostraram uma concentração de altos índices da doença cárie e de grande necessidade de tratamento e prevenção das doenças bucais. Diante desta realidade, justificou-se a implantação deste programa com a realização de ações educativo-preventivas de saúde desenvolvidas por acadêmicos de Odontologia da Uniplac. As seis creches municipais de Correia Pinto atendidas pelo programa apresentam atualmente 310 crianças matriculadas de zero a quatro anos de idade que semanalmente recebem supervisão de higienização oral e atividades educativas, com o objetivo de condicionar e motivar as crianças para o hábito. O Projeto Saúde Bucal tem ainda o objetivo de proporcionar uma melhoria nas condições de saúde bucal dos beneficiados pelo projeto, promovendo modificações no comportamento e nas práticas em saúde bucal dos pré-escolares institucionalizados e modificações no comportamento e nas práticas em saúde bucal da população estudada, impactando, assim, sua qualidade de vida. “O projeto é novo e muitos caminhos ainda serão trilhados, mas a esperança de estar preparando um futuro sorridente motiva nossas ações”, ressalta a Coordenadora do Projeto, Professora Mirian Kuhnen.