Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da UNIPLAC coordena duas bancas de defesa de Dissertação de Mestrado no RS

O Prof. Dr. Valdir Roque Dallabrida, membro da equipe de professores do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA da UNIPLAC coordenou duas bancas de Defesa de Dissertação de Mestrado, na UNIJUI em Ijuí (RS), ambas abordando o tema Desenvolvimento Regional. Os alunos tiveram a orientação do Prof. Valdir, durante os dois últimos anos. Na primeira banca, o aluno Valdenir José Dotto defendeu sua dissertação sob o tema “A dinâmica territorial do desenvolvimento em âmbitos espaciais periféricos: o caso de Doutor Maurício Cardoso (RS/Brasil)”. Foram membros da banca, juntamente com o Prof. Valdir, o Dr. David Basso (UNIJUI) e o Dr. Vilmar José Boff (URI). A segunda dissertação foi defendida pelo aluno Jasiel Silvânio Machado Gonçalves, sob o tema “A dinâmica territorial do desenvolvimento: a articulação dos atores em torno da formulação de objetivos estratégicos”, tendo na banca, além do Prof. Dr. Valdir, o Dr. Mário Riedl (UNISC) e o Dr. Dejalma Cremonese (UNIJUI). O município analisado foi o de Palmeira das Missões (RS). Ambas as dissertações tiveram como tema central a análise da dimensão espacial do processo de desenvolvimento, na sua escala local e regional. As conclusões revelaram vários desafios e possibilidades do desenvolvimento, analisando seu processo histórico e o papel dos atores sociais, econômicos e institucionais. É um tema desafiante, pois cada vez mais, autores do Brasil e do mundo centram suas pesquisas e publicações mostrando os desafios impostos pelo contexto socioeconômico e político internacional à territorialização do desenvolvimento e sua lógica concentradora impactante sobre os pequenos municípios e regiões periféricas. O desenvolvimento regional, suas possibilidades e desafios é tema de pesquisa do Prof. Dr. Valdir Roque Dallabrida, o que tem resultado em publicações recentes de artigos e livros, além da orientação de alunos no mestrado e participação em várias bancas de mestrado e doutorado. No PPGA da UNIPLAC, o Prof. Valdir coordena o GEDER-Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Desenvolvimento Regional, participando também da execução de projetos de pesquisa. Um deles, no momento, está voltado ao turismo regional. Outro estuda as estruturas de gestão social do desenvolvimento local e regional, tais como as Secretarias Regionais, Consórcios, Agências e Conselhos Municipais e Regionais e de Desenvolvimento. O prof. Valdir atua também como colaborador no Mestrado em Ambiente e Desenvolvimento da UNIVATES.