Professor-pesquisador da UNIPLAC irá atuar como pesquisador associado ao governo francês.

Entre setembro e dezembro de 2008, o professor-pesquisador do Programa de Pós- Graduação em Saúde Coletiva da UNIPLAC, Dr. Gino Chaves da Rocha, irá exercer o posto de pesquisador associado ao Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS), através do Museu de História Natural de Paris, mantido pelo governo francês. O pesquisador estará dando continuidade aos estudos sobre Paleoparasitologia iniciados durante seu doutorado na França. Os estudos em Paleoparasitologia consistem nos achados de organismos parasitos e seus vestígios em material paleontológico e arqueológico. Portanto, trata-se de investigação sobre doenças infecciosas e parasitárias em populações humanas e animais do passado histórico e pré-histórico. As interpretações paleoparasitológicas permitem contribuir para a construção de cenários (paleo-ambiente) dos vários momentos da existência humana, das suas rotas migratórias e sobre a convivência com seus próprios parasitos e os dos animais. \"Durante um ano trabalhei em sítios arqueológicos, na França e na Bélgica, estudando doenças parasitárias ao longo de sete períodos históricos, desde a época galo-romana (Séc. II) até o Séc. XIX. Fiz uma interpretação paleoparasitológica sobre os parasitos intestinais humanos e de animais encontrados em sedimentos orgânicos presentes em depósitos sanitários arqueológicos\", afirma o professor Gino. O posto de pesquisador associado a um órgão governamental de pesquisa como o CNRS significa que os estudos desenvolvidos pelo pesquisador possuem relevância e interesse científico internacional, ou seja, que a temática desenvolvida contribui para a troca de conhecimento comum entre os países. Importante ressaltar que o professor estará oficialmente representando a UNIPLAC e que os trabalhos científicos produzidos levarão o nome da instituição.