Biblioteca recebe exposição de trabalhos da primeira turma em Educação Especial

Entre os dias 07 e 14 de agosto, a Biblioteca da Uniplac serve de cenário para a exposição “Aprender a ver o mundo através do toque das mãos”. A exposição faz parte de uma atividade realizada na Pós-Graduação em Educação Especial – Turma 1, na Disciplina Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Especial na Área Visual, ministrada pela professora Eliane Rodrigues. Os trabalhos realizados consistem na adaptação do livro “A Ética do Rei Menino”, do autor Gabriel Chalita, uma obra composta por um livro impresso e disponível em três CDs de áudio. A intenção da mostra era fazer com que os acadêmicos conseguissem adaptar os capítulos do livro em material perceptivo-tátil para que deficientes visuais pudessem ter acesso à história não somente em braile, mas também através da leitura de outros materiais como nas obras em alto-relevo. As acadêmicas levaram a história em áudio para os seus alunos do ensino regular, contextualizaram a atividade, ouviram o CD e produziram obras, através de desenhos, formas, cores, sobre o que abstraíram da história que escutaram. Para a professora Eliane Rodrigues, “as pessoas cegas podem viver e compartilhar conosco todos os momentos de trabalho, alegria, cumplicidade, amor, fraternidade, amizade e muito mais se nós estivermos abertos para a aceitação da diversidade do ser humano, pois a diferença faz com que cada um seja único em sua totalidade”. O livro escolhido para servir de inspiração aos trabalhos realizados cabe perfeitamente neste contexto. “A Ética do Rei Menino” é uma fábula que se passa no “Reino Mágico da Consciência”, em que o autor utiliza carismáticas figuras animais para argumentar sobre noções de ética e boa convivência nos preceitos de cidadania e humanismo. A discussão mais relevante do livro talvez seja exatamente o respeito às diferenças pessoais e sociais, a necessidade de agir com moderação e usar a razão para fazer escolhas que levem ao bem. A exposição “Aprender a ver através do toque das mãos” permanece até a noite desta quinta-feira, 14 de agosto, na Biblioteca da Uniplac e segue, no dia 19 de agosto para a Biblioteca Machado de Assis, da E.E.B. Rubens de Arruda Ramos, aberta a convites para mostras em outros espaços.