Aprovado pelo Ministério da Cultura, projeto torna a Uniplac Ponto de Cultura em SC

Desenvolvido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação e reformulado no ano de 2007, como uma das ações da gestão do Pró-Reitor Mauricio Neves de Jesus, o projeto cultural UniverCIDADE foi aprovado pelo Ministério da Cultura em fevereiro deste ano, inserindo, assim, a Uniplac no Programa Cultura Viva e tornando-a Ponto de Cultura no Estado de Santa Catarina. O objetivo do UniverCIDADE é oportunizar aos moradores de determinados bairros de Lages o acesso e a permanência em oficinas de atividades culturais como teatro, dança e grupos de música. Também estão previstas oficinas de artesanato e linguagens da arte (pintura, desenho, cerâmica, tecelagem) para incentivar as comunidades a descobrirem novos olhares e a possibilidade de geração de renda através da arte. Dividido em três etapas, 2008, 2009 e 2010, portanto 30 meses de duração, o UniverCIDADE irá atuar em cinco bairros próximos à Universidade: Universitário, Várzea, Popular, Habitação e Caça e Tiro, favorecendo cerca de 2500 pessoas diretamente. Após a aprovação e a assinatura do convênio entre a Uniplac e o Ministério da Cultura, teve início a escolha da equipe que será responsável pelas atividades da primeira etapa do projeto. Esta equipe já formada e devidamente preparada está realizando um levantamento através de um questionário com o objetivo de traçar um perfil sócio-econômico e cultural dos cinco bairros, pois, a partir dos resultados deste levantamento serão selecionados os integrantes das oficinas e das atividades culturais que serão desenvolvidas. Na Uniplac, os responsáveis pelo projeto são Carlos Eduardo de Liz – Coordenador Geral, Vera Rejane Coelho e Fabiane Borba – Gestoras Locais, e Suzana Duarte – Técnica Administrativa. Durante a primeira etapa do UniverCIDADE está sendo feito também o contato com outras instituições e pessoas de Lages, com a intenção de buscar outros colaboradores tornando-os, também, parceiros do projeto. Para o segundo semestre de 2008 está prevista a capacitação dos alunos e professores para desenvolverem as oficinas junto às comunidades. A grande conquista do UniverCIDADE será alcançada ao final do projeto, quando se tenha cumprido efetivamente o proposto e as comunidades participantes tenham se apropriado da cultura local e possam encontrar novas perspectivas a partir desse contato.