Professor do PPGA da UNIPLAC participa de publicação de livro na Argentina sobre Desenvolvimento Regional

Numa edição da renomada editora argentina Niño y Dávila, foi lançado, há pouco mais de um mês, o livro \"Repensando el Desarrollo Regional – Contribuiciones globales para una estrategia latinoamericana\". Coordenado pelos doutores Ash Amin, Victor Ramiro Fernández e José Ignácio Vigil, o livro conta com um capítulo redigido pelo professor do PPGA, o Programa de Pós-Graduação em Administração da Uniplac, Dr. Valdir Roque Dallabrida. Os coordenadores da obra são exímios conhecedores da temática do desenvolvimento regional. O Dr. Amin é um renomado cientista, professor de Geografia da Durham University da Inglaterra e diretor do Centre for the Study of Cities and Regions da mesma Universidade - um centro de estudos e investigação de referência mundial sobre a temática do Desenvolvimento Regional. O Dr. Victor Ramiro Fernández é Membro da Carreira de Investigador Científico do Conselho Nacional de Investigações Científicas (CONICET) da Argentina, professor titular da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Nacional do Litoral, Diretor do GIETE (Grupo de Investigación Estado, Territorio y Economía) e Editor da Revista Documentos y Aportes en Administración Pública y Gestión Estatal da mesma Universidade. Tem dezenas de artigos publicados em periódicos internacionais e vários livros editados, também sobre o tema do desenvolvimento regional. O Dr. José Ignácio Vigil é professor da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade Nacional do Litoral, editor de revista e investigador do GIETE sobre temas como o papel do estado, as redes e as dinâmicas de governança nos processos de desenvolvimento. O livro afirma, nas suas 560 páginas, dentre outras coisas, que há pelo menos duas décadas, a teoria do desenvolvimento tem cobrado das regiões e localidades um protagonismo, introduzindo conceitos como distrito industrial, cluster, regiões inteligentes, apresentando muitas vezes tais experiências de desenvolvimento localizado como novas panacéias, para serem copiadas por todos os países. Refletindo sobre esta temática, o livro apresenta, na primeira parte, uma detalhada recomposição do marco teórico regionalista do desenvolvimento. Na segunda parte, traz o cenário latinoamericano, com um conjunto de trabalhos que abordam a perspectiva do desenvolvimento regional neste continente, aprofundando questões como o papel do Estado, a inovação e a inclusão social. Finalmente, na terceira parte, os autores do livro procuram articular os enfoques do desenvolvimento regional na perspectiva das regiões periféricas, mostrando os riscos que levam tanto os acadêmicos como os planejadores de políticas públicas ao assumir na prática alguns dispositivos teóricos elaborados para explicar a realidade dos países ditos desenvolvidos. No capítulo em que o professor Dr. Valdir Roque Dallabrida participa, aparecem alguns indicativos gerais para a superação dos desafios à territorialização do desenvolvimento. São propostas algumas recomendações para projetar processos exitosos de desenvolvimento regional, como: a importância do planejamento estratégico territorial, permitindo adotar um enfoque estratégico para intervir na dinâmica global, transformando territórios submissos em territórios inovadores e empreendedores; a adoção de uma estratégia de desenvolvimento que permita reconstruir o sistema produtivo territorial a partir do potencial (material e imaterial) e do saber-fazer local, contemplando uma lógica horizontal e territorial, superando a tradicional lógica vertical e setorial; a compatibilização da estratégia de desenvolvimento territorial com o sistema institucional, através de estudos de viabilidade, estabelecendo com precisão os objetivos e as ações estratégicas, para evitar aventuras que conduzam ao fracasso, compatibilizando iniciativas, técnicas, aspectos financeiros e a qualificação dos atores; o fomento à capacidade empresarial e à inovação, pois a consecução dos objetivos propostos para o desenvolvimento depende em grande parte da capacidade empresarial e da introdução de inovações; o impulso à constituição de redes empresariais/institucionais (melhoria da densidade institucional territorial), pois a formação destas tem se convertido num dos eixos centrais do desenvolvimento e a necessidade da constituição de pactos socioterritoriais, também chamados de acordos para o desenvolvimento, integrando as diferentes redes de poder socioterritorial, além das estruturas estatais e institucionais locais, constituindo um espaço permanente de concertação público-privada, transformando-se no primeiro motor da dinâmica territorial do desenvolvimento. O livro pode ser adquirido pela internet, diretamente com a editora (Miño y Dávila Editores). Nos próximos meses também deverá estar à venda nas principais livrarias do Brasil. O livro também deverá ser colocado à disposição dos leitores na Biblioteca da Uniplac, nas próximas semanas.