Coordenadora do Mestrado em Educação participa de Conferência Latino-Americana em Brasília

Entre os dias 10 e 13 de abril, o Itamaraty, em Brasília, foi sede da Conferencia Especial para la Soberania Alimentaria por los Derechos y por la Vida – Comite para la Soberania Alimentaria – CIP America Latina y Caribe. O evento acolheu 120 participantes, a grande maioria delegados dos movimentos sociais da America Latina: ONGs e Redes, trabalhadores agrícolas, indígenas, mulheres, pescadores artesanais e jovens, bem como alguns observadores, categoria para a qual foi convidada e participou a Professora Ana Maria Netto Machado, Coordenadora do Mestrado em Educação da Uniplac. A reunião precedeu a Conferência Oficial da FAO, realizada no dia 15 de abril, ocasião na qual 50 participantes dos movimentos sociais da América Latina defenderam os resultados dos trabalhos apresentados no primeiro evento. O conjunto desses trabalhos incidem sobre análises do modelo de desenvolvimento em vigor no mundo, o agronegócio, a monocultura, a agricultura industrial e questionamentos sobre dois ângulos acerca dos biocombustíveis – ao mesmo tempo que geram riquezas, utilizam-se de formas de produção que podem agravar a fome de milhões de pessoas. O acesso universal ao direito de se alimentar é o centro desse movimento que vem se desenvolvendo nos últimos 12 anos. Boa parte das apresentações foi fornecida em CD e deverá ser divulgada e discutida na Uniplac, através de uma comissão criada para gerenciar esse debate no âmbito universitário, da qual a Professora Ana Maria é integrante.