Cartório comemora cinco anos de atividades

A Unidade Avançada de Cooperação, o cartório do Campus da Universidade do Planalto Catarinense, completa hoje, dia 1º de abril,cinco anos de atividades. Criado em 2003 pela Resolução Conjunta 02/03 do TJSC, o cartório da Uniplac tem competência para reconhecer, processar e julgar um terço das causas que tenham obtido o benefício da assistência judiciária gratuita, propostas na Vara da Família, Órfãos e Sucessões, Infância e Juventude da comarca de Lages, bem como as que tenham sido ou venham a ser propostas pelo Núcleo de Prática Forense da Universidade. O trabalho realizado durante os cinco anos de atuação do cartório pode ser traduzido em números. Entre 2003 e 2008, 5.582 processos foram distribuídos, 2.594 audiências foram realizadas, 4.173 processos foram julgados, 237 processos foram arquivados administrativamente, 4.411 processos foram arquivados/baixados, 119 sentenças prolatadas em 2008 e 1.101 processos ainda estão em andamento. Sob a direção do juiz de direito Altamiro de Oliveira, com a participação do promotor de justiça George André Franzoni Gil e com o auxílio de colaboradores, a Unidade consegue alcançar resultados tão significativos. Para marcar o aniversário do cartório, serão realizadas, entre os dias 26 e 30 de maio deste ano, 31 audiências de reconhecimento espontâneo ou coleta de material para exames de DNA, em parceira com o curso de Enfermagem da Uniplac e com a UDESC. Esta medida tem a intenção de resolver toda a demanda reprimida de processos desta natureza. Além da comemoração dos cinco anos de atuação da Unidade, foi elaborado um projeto para transformar o cartório em um núcleo permanente de extensão universitária, que terá o objetivo de subsidiar o desenvolvimento de empreendimentos multidisciplinares, de pesquisa e de concessão e supervisão de estágios curriculares não obrigatórios, aproximando ainda mais o Poder Judiciário da Uniplac. Gilberto Borges de Sá, reitor da Uniplac, e o juiz Altamiro de Oliveira, deverão, ainda, firmar um protocolo de compromisso para a elaboração do projeto que objetiva transformar o cartório da instituição em um Fórum Universitário, ampliando sua competência, atuação e serviços.