Censo quer identificar quem são, o que pensam e do que precisam os portadores de necessidades especiais

A pedido do SESI/SC, a Uniplac está realizando uma Pesquisa, em forma de censo, visando a contagem e identificação de todos os habitantes do município de Lages que apresentem algum tipo de deficiência físico-motora, visual, auditiva e intelectual. A partir da próxima semana, os 50 recenseadores selecionados, devidamente identificados, estarão visitando as mais de 54 mil residências do município. A pesquisa está sendo coordenada por docentes da Uniplac. A Coordenação do Censo está localizada no prédio da MIDILAGES, anexo ao Campus da Universidade. A partir da próxima semana, o SESI inicia a divulgação da pesquisa na mídia local, informando a população sobre a realização do censo. A relevância desta pesquisa está em identificar e mapear a parcela da população lagena que apresenta necessidades especiais para a completa inserção social. A Uniplac possui total estrutura para a realização deste censo. No início de 2008, a Universidade do Planalto Catarinense alcançou, junto ao Comitê Nacional de Ética em Pesquisa, a renovação de registro do CEP, o Comitê de Ética e Pesquisa em Seres Humanos da instituição. O CEP da Uniplac foi registrado primeiramente em 2004 e, em fevereiro deste ano, renovado com prazo de vigência de mais três anos. Esta renovação de registro revela a completa estrutura ética e científica da Uniplac na realização de pesquisas que envolvam seres humanos, levando em consideração as novas exigências do CONEP, muito mais rígidas, tanto no credenciamento quanto para a renovação dos comitês de pesquisa.