Feira recebe recursos do MDA.

A Feira de Produtos Orgânicos receberá em 2008 investimentos do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA. Através de um projeto encaminhado em parceria com a Prefeitura de Lages e a ACRO, a estrutura da Feira será reforçada com a aquisição de três barracas móveis, um refrigerador, três balanças eletrônicas, três mesas e caixas plásticas para transporte dos produtos. Os recursos destinados à Feira são no montante de R$ 12.000,00. O acesso a esses recursos foi resultado da participação da UNIPLAC no Colegiado de Desenvolvimento Territorial – CODETER Serra Catarinense. Esse Colegiado discute participativamente a aplicação dos recursos do MDA destinados ao apoio a projetos de infra-estrutura e serviços em territórios rurais. A UNIPLAC faz parte da Coordenação desse Colegiado e discute o desenvolvimento rural dos 18 municípios da AMURES. Além dessa ação, foram encaminhados projetos para: construção de um Centro de Comercialização de Produtos Agrícolas em Bom Retiro, aquisição de veículo para a Casa Familiar Rural de São José do Cerrito, instalação de baú refrigerado em caminhão da Cooperativa Ecoserra e aquisição de doze kits de feira para atender aos agricultores familiares de doze municípios da Serra Catarinense. O projeto das feiras será contratado em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Lages e prevê, além da instalação das feiras locais, a organização de um Fórum Regional de Comercialização dos produtos da Agricultura Familiar. Segundo o Professor Domingos Pereira Rodrigues, gestor da Ação Comunitária, “com essas iniciativas, a UNIPLAC está cumprindo sua função social e sua missão de promover o desenvolvimento regional sustentável”.