CURSO DE MEDICINA DA UNIPLAC INICIA INTERNATO MÉDICO

O ano letivo de 2008 já começou na Uniplac, principalmente para os 30 acadêmicos do 5° ano do curso de Medicina. Estes acadêmicos, sob a orientação de professores médicos, das mais variadas especialidades, iniciaram no dia 02 de janeiro uma intensa jornada de trabalho do processo de internato médico. O internato médico é considerado um estágio supervisionado e constitui-se em um processo interdisciplinar avaliativo e criativo, destinado a articular teoria e prática, obrigatório para todos os acadêmicos do curso de medicina da UNIPLAC, num período de dois anos. Neste ano de 2008, estes acadêmicos devem estagiar 1600 horas nos vários cenários de ensino-aprendizagem. Estes cenários são os seguintes: Enfermarias, Centro Obstétrico, centro cirúrgico; ambulatórios na rede de serviços públicos; ambulatórios da UNIPLAC; serviços radiodiagnóstico; serviços de urgências e emergências e Unidades de Saúde da Família. Todos estes cenários, terão professores capacitados para o ensino-aprendizagem. São aproximadamente 30 médicos orientadores, utilizando estratégias de metodologias ativas, com destaque para a problematização – estudo de casos. Todo este processo está sob a coordenação dos professores Dr. Fabiano Marcos Brun e Dr. Rodrigo Santos Ramos, acompanhados pela Coordenadora do Curso de Medicina, Dra. Cristina Subtil e sob o olhar permanente da Reitoria. Os ambientes de ensino-aprendizagem onde estes acadêmicos estão estagiando são os seguintes: Hospital Geral e Maternidade Tereza Ramos; Hospital Nossa Senhora dos Prazeres; Hospital Infantil Seara do Bem; Pronto Socorro Municipal; SAMU; Unidades de saúde básica (Bairro Tributo e Bairro Santa Helena); Serviços de ambulatório clínicos na UNIPLAC e os laboratórios morfofuncional da UNIPLAC com apoio da biblioteca central. Conforme destaca o reitor da UNIPLAC, Prof. Gilberto Sá: “O internato médico é um momento onde toda a comunidade ganha com esta prática, pois o curso de medicina da UNIPLAC quer contribuir cada vez mais com a promoção da qualidade de vida da população da Serra Catarinense”. No final do ano de 2009, o curso já terá a primeira turma de médicos formados pela UNIPLAC. Conforme relata o reitor, “certamente vamos suprir uma parte da carência de Médicos existente nos vários municípios da região da AMURES”. O curso de Medicina da UNIPLAC já está consolidado, pois no último vestibular de verão de ACAFE 2008, teve um índice de procura de aproximadamente 13 candidatos disputando uma vaga. O curso tem um diferencial em relação a outros, tem uma concepção metodológica baseada em metodologias ativas de ensino-aprendizagem, dando ênfase a aprendizagem baseada em problemas. O propósito é preparar o estudante a ser um ser humano consciente do mundo em que vive e atuar intencionalmente na perspectiva da transformação de uma sociedade solidária e promotora da saúde pública de qualidade para todos. Outra ação que marca a consolidação dos cursos da saúde é o início de duas residências na área da saúde: uma em Saúde da Família e outra em Saúde Multiprofissional. Todas estas duas residências serão feitas em parceria entre UNIPLAC/PREFEITURA DE LAGES/MINISTÉRIO DA SAÚDE/MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Estes cursos têm previsão de começarem em fevereiro deste ano.