Feira Regional de Economia Solidária contou com a participação da Uniplac

O evento organizado por cerca de dezessete entidades da Região Serrana (nos dias 15 e 16 de dezembro), dentre elas a UNIPLAC, apresentou práticas diversificadas de produzir, vender, comprar e trocar. A Economia Solidária apresenta-se como uma alternativa regida pelos valores de autogestão, democracia, cooperação, solidariedade, respeito à natureza, além de promover a valorização do trabalho humano, tendo em vista um projeto de desenvolvimento sustentável global e coletivo. No início da manhã do dia 15 de dezembro houve uma caminhada com distribuição de panfletos junto ao comércio no bairro Coral. Um palco foi montado na praça, onde aconteceram apresentações culturais. O trabalho no local foi desenvolvido através de exposições e apresentações, as quais tiveram o intuito de despertar a população para o consumo solidário, a UNIPLAC participou com a oficina de reciclagem e artesanato com a Professora Estela Maris do curso de Biologia, ensinando técnicas de reciclagem e a utilização do material para o artesanato. Paralelo à exposição aconteceram oficinas temáticas e demonstrativas com o intuito de fomentar a produção, o consumo e a comercialização dos produtos provenientes da rede solidária. Dentre as Oficinas apresentadas, destaca-se a discussão sobre trocas solidárias; a UNIPLAC participou enquanto entidade pertencente ao Fórum de Produção e Consumo Solidário, através do Professor Domingos Pereira Rodrigues e Salesiano Durigon e o Bolsista Jonas Chiaraldia para apresentar e discutir a feira semanal de produtos orgânicos que acontece no pátio da UNIPLAC. A FRESSOL acontece a cada dois anos e pelas avaliações vem melhorando a autoestima dos produtores rurais. As vendas começaram aquecidas e terminaram com arremate dos produtos.