Projeto Escolê recebe material e passa a fazer parte da Rede Biblioteca Viva

Mais de trinta mil projetos foram inscritos no I Concurso Pontos de Leitura em homenagem a Machado de Assis, organizado pelo Ministério da Educação, em novembro do ano passado. O Escolê, da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), foi selecionado entre os 300 melhores, ficando na 126ª colocação. Nesta semana, os coordenadores do projeto receberam o kit com alguns materiais por ser um dos escolhidos. A iniciativa é reconhecida pelo Governo Federal como Ponto de Leitura, e passa a fazer parte da Rede Biblioteca Viva. Cada iniciativa selecionada está recebendo um kit com, no mínimo, 500 títulos, sendo 50% de obras de ficção; 25% de não-ficção e 25% de referência. Além disso, faz parte do kit um computador e um mobiliário básico com estante, mesa, cadeira e pufes. De acordo com a professora Maria Cândida Pereira, o projeto busca incentivar a leitura em crianças com idade escolar. “Para nossa surpresa, entre os materiais recebidos existem livros para todas as idades e áreas. Todos poderão aproveitar”, comenta. Quem reforça que a utilização do material disponível nesse espaço é direito de toda a comunidade é a bibliotecária Andréa Cunha. Ela diz que as pessoas precisam se conscientizar de que a Biblioteca Universitária é um local de visitação para todos, não apenas para os acadêmicos. “Muitas vezes as pessoas deixam de fazer um empréstimo em nossa biblioteca por pensar que ela é restrita aos estudantes, e não é”, afirma. Por mais três anos o projeto Escolê continuará a ser atualizado em decorrência da classificação no concurso. Reconhecimento nacional De acordo com o professor Domingos Pereira Rodrigues, um dos colaboradores do projeto, a biblioteca da Uniplac é referência no país. “Temos uma biblioteca bem equipada, e como fomos selecionados no concurso, ela passa a fazer parte da Rede Biblioteca Viva, sendo recomendada como uma das melhores do Brasil em inovação tecnológica e incentivo à leitura infantil”. A rede Biblioteca Viva tem por finalidade disponibilizar informações e produtos culturais, física e digitalmente, a seus freqüentadores, de forma que seja constituído um ambiente revitalizado e atrativo para os leitores.