Oficina de Reciclagem de Papel

O curso de Ciências Biológicas, através de projeto de Assistência Social, está realizando a quinta Oficina de Reciclagem de Papel, com a finalidade não somente de despertar a consciência ecológica como também de proporcionar conhecimentos para que os participantes tenham uma fonte de renda alternativa. Sob a Coordenação da Profª Estelamaris Agostini e sendo ministrante do curso o artista plástico Rudimar Cifuentes, esta oficina foi destinada especificamente para monitores e jovens do CERL – Centro de Educação Regional de Lages, objetivando capacitá-los para o mercado de trabalho. O processo da reciclagem do papel consiste em reaproveitar papéis que provavelmente seriam jogados no lixo, e transformá-los em folhas de papel reciclado para diversos fins, tais como: cartões de visita; cartões de aniversário, páscoa, natal, etc.; convites de casamento, álbuns; capas para agendas de anotações; caixas para presente; embalagens; envelopes e papéis de carta. O papel passa por vários processos, entre eles: trituração, confecção da folha, prensagem e secagem. Acrescentam-se fibras naturais de plantas, pétalas de flores diversas, obtendo assim um papel resistente e de belíssima textura. Para a coloração, usa-se o tingimento natural ou o químico. Com 40 horas/aula, a oficina foi encerrada no dia 30 de julho, onde os participantes trabalharam além da reciclagem do papel, a transformação e re-utilização de outros materiais considerados descartáveis. O material produzido, ainda no mês de agosto, estará exposto na Biblioteca da UNIPLAC. Contato: Extensão Comunitária – PROPEPG Fone (49) 3251 1009 ou 3251 1038.