Uniplac discute inovação

Aconteceu no dia 08 de agosto, na MIDI Lages, a palestra com o Prof. Dr. Antônio Diomário de Queiroz, Presidente da FAPESC. A palestra “Diretrizes da Inovação” abordou como o conhecimento deve ser transformado em inovação que gere resultados financeiros e sociais. Para o Prof. Diomário, “o conhecimento é fator de produção determinante da formação de valor e da competitividade na nova economia.” E inovação “é a convergência da história de diversas pessoas para encontrar uma solução de futuro.” Segundo ele, precisamos abandonar modelos extrativistas e pensar em agregar valor ao processo produtivo, aplicando conhecimento. Ressaltou ainda que, em qualquer setor da economia, é necessário que se tenha “criatividade produtiva”, que é a capacidade de ser criativo e gerar resultados. Após isso, o Prof. Diomário destacou o papel da universidade na promoção da inovação. Mas além disso, destacou que a própria universidade brasileira precisa repensar sua estrutura, para que possa realmente contribuir com o desenvolvimento do país. Terminou sua palestra mostrando a estrutura e os projetos da FAPESC. Por fim, os presentes discutiram com o palestrante questões relevantes à inovação, pesquisa e tecnologia. Quem perdeu a palestra mas quiser ter acesso ao conteúdo apresentado, encontra a palestra completa no site http://www.fapesc.sc.gov.br.