UNIPLAC e 10° BEC fazem parceria para dar continuidade à pesquisa “AUTO-AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE DA POPULAÇÃO ADULTA DA ZONA URBANA DE LAGES”

Na tarde de terça-feira (31 de julho), professores (Giana Zarbato Longo, Maria Conceição Oliveira e Gino Chaves da Rocha) e alunos (Luciane C. Moretto, João A M. Lopes e Valmir M. Luciano), do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coleitva/PPGSC – Mestrado, da UNIPLAC, estiveram o no 10º Batalhão de Engenharia de Construção/BEC para realização de uma atividade do curso de Capacitação para alunos dos cursos de graduação e do mestrado em Saúde Coletiva da UNIPLAC. Trata-se de uma etapa da pesquisa: “AUTO-AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE DA POPULAÇÃO ADULTA DA ZONA URBANA DE LAGES” cujo objetivo é estimar as condições de saúde auto-referidas da população (na faixa etária de 20 a 59 anos) e a possível associação com fatores sociais, econômicos, demográficos, culturais, antropométricos e de acesso aos serviços de saúde. Até setembro deste ano, cerca de 2880 pessoas deverão ser entrevistadas, pesadas e medidas. Este trabalho, realizado pelos alunos e profesores, junto aos militares do 10º BEC (medir, pesar e verificar a pressão arterial), foi um reforço à calibração das medidas para quem está atuando na pesquisa sobre as condições de saúde desta população e na coleta de informações necessárias ao estudo proposto. Desde maio deste ano cerca de 10 duplas de entrevistadores (alunos dos cursos de graduação e do mestrado em Saúde Coletiva da UNIPLAC), de colete vermelho e mochilas de cor azul marinho, com o símbolo da UNIPLAC, estão visitando as casas dos bairros da cidade de Lages. Eles preenchem um questionário, pesam, medem e verificam a pressão arterial dos moradores. Os dados serão divulgados no início de 2008, por meio das dissertações de mestrado/ trabalhos científicos dos 11 mestrandos do Programa (médicos, dentistas, enfermeira, bioquímica, educador físico e fisioterapeutas). \"Aproveitamos a oportunidade para agradecer o Comandante Tenente Coronel Sr. Delcio Monteiro Sapper e o Subcomandante Major Arlindo Souza Braga que colaboraram com a atividade; como também a população lageana que tem sido muito receptiva ao estudo\", destacou professor Gino.