Ação social irá prestar informações e serviços às comunidades

Oportunizar inclusão social, encaminhamentos para registros de nascimento, auxílio para resolução de problemas, esclarecimentos e lazer às pessoas: estas serão algumas das atividades da ação social do Mutirão de Registro de Nascimento, promovida pela Vara da Fazenda e o Instituto Paternidade Responsável, que será realizada no dia 11 de agosto, das 13h às 17h, no ginásio de esportes Jones Minosso. Além disso, haverá encaminhamento para aposentadoria, emissão de carteira profissional, informações sobre CPF, orientação jurídica e medição de pressão arterial. Além disso, instituições irão colaborar com folders explicativos, corte de cabelo, recreação, distribuição de mudas de árvores, simulações de trânsito e saúde, entre outros. Todas essas atividades serão gratuitas e haverá transporte para o local. A iniciativa conta com as parcerias de institutições, empresas e órgãos públicos. Entre as mais de vinte parcerias estão a prefeitura municipal de Lages, secretarias municipais de educação, de águas e saneamento -SEMASA e Receita Federal. Além destes, Polícia Militar, Polícia Civil, Transul, Ministério do Trabalho, SAMU, SENAC e Uniplac. A comunidade lageana poderá adiantar situações que há tempos adiavam ou esperavam. Por exemplo, ao possuir um registro de nascimento, a pessoa dá o primeiro passo para poder matricular-se em uma escola, abrir um financiamento, um crediário em uma loja, enfim, ser plenamente cidadão. E é esse tipo de ajuda que o mutirão pretende promover. Para o juiz da Vara da Fazenda, Sílvio Dagoberto Orsatto, a ação social possibilita uma série de atividades culturais em favor da cidadania, no exercício dos direitos de ter acesso à informação sobre saúde, educação, lazer, entre outros. Estes serviços irão acontecer através do deslocamento dos órgãos competentes até os cidadãos. Segundo a assessora de projetos, Rita Lang, o principal objetivo do mutirão é encaminhar o registro de nascimento completo para muitas das 1.500 crianças e adolescentes da rede pública municipal de educação, que possuem o sub-registro, ou seja, apenas o nome da mãe. Para o coronel do 6º Batalhão da Polícia Militar, Turíbio Skoniecny, “em Lages há conselhos comunitários de segurança com trabalho assistencial e social, para resgatar a valorização das pessoas mais carentes, e para que tenham referenciais dos próprios policiais”. Ressaltou ainda a importânica de medidas como o mutirão. A banda oficial da polícia militar e o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - PROERD serão alguns dos métodos utilizados para o evento. Para participar do evento através da atividade e divulgação, basta ligar para a Vara da Fazenda - 3221-3522 - e firmar parceria para este dia de mobilização.