Prof. Gino Chaves foi estudar a Vigilância Epidemiológica em SP

O professor Gino Chaves da Rocha, médico veterinário e doutor em Saúde Pública, do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade do Planalto Catarinense, esteve, no mês de julho, em Americana (SP) para conhecer o Programa de Vigilância e Controle de Carrapatos (PVCC), da Secretaria de Saúde daquele município. Aproveitou sua ida a Campinas (SP) para participar do V Seminário de Doenças Transmitidas por Carrapatos. Interessando-se em conhecer o trabalho desenvolvido em Americana pelo médico veterinário José Brites Neto, responsável pela Vigilância Epidemiológica de Acidentes por Escorpiões daquele município, o professor Gino participou da captura noturna de escorpiões, com a técnica de utilização da luz ultravioleta. Importante mencionar que os escorpiões são problema de Saúde Coletiva no município da Americana, pois apresenta mais de cinqüenta casos de acidentes registrados por mês.