Quem é dono cuida!

A Biblioteca Central da Uniplac está organizando uma ação que visa conscientizar os acadêmicos da necessidade de se preservar os livros do acervo. No centro da biblioteca estão expostos alguns dos livros danificados. Alguns livros estão mofados por terem sido devolvidos úmidos e outros estão inutilizados porque acadêmicos colaram em suas páginas material de outra disciplina para consulta durante provas - a famosa \"cola\". Existem obras com dezenas de páginas arrancadas, coladas, rasgadas e até casos mais esdrúxulos, como do acadêmico que entregou um livro mastigado por um cachorro! De acordo com a gestora da biblioteca Andréa Cunha, aproximadamente 100 obras são danificadas por semestre, além das desaparecidas. Atualmente há 818 exemplares desaparecidos da biblioteca da Uniplac. \"Os acadêmicos reclamam que temos poucos exemplares de cada obra, mas, todos os semestres, perdemos um número de obras tão grande que equivale às aquisições que a instituição faz e o tamanho do acervo quase não cresce\", afirma. Infelizmente o problema não é recente. Em outros semestres já foram realizadas outras campanhas para preservação dos livros, para devolução no prazo e renovação do empréstimo. São muitas as facilidades para esses procedimentos, pois a biblioteca fica aberta após o término das aulas do período noturno para atender os acadêmicos e disponível 24 horas por dia para renovações no site da Uniplac. A Uniplac é uma universidade comunitária, ou seja, todos aqueles que estudam e trabalham nela são seus donos. Por isso não faz sentido depredar o patrimônio da instituição, que é um desperdício do próprio dinheiro investido pelos acadêmicos. Assim, mesmo que você não vá mais utilizar o livro, cuide dele para que a universidade não precise repor esta obra acabe deixando de adquirir os livros que você quer.