Filhote capturado e entregue ao Projeto Puma

Dia 1 de julho de 2007 (domingo), aproximadamente às 13 horas, o professor Marcelo Mazzolli, coordenador do projeto Puma, da extensão da Uniplac, recebeu um chamado para atender a uma ocorrência de captura de puma no município de Capão Alto. Chegando lá, constatou que o animal havia sido capturado por um proprietário de chácara na noite anterior, que então solicitara o atendimento da Polícia Ambiental. Segundo o relato dos comunicantes, o animal havia se aproximado da casa a uma distância calculada de 15 metros, quando seus cães fizeram-no subir em uma árvore a aproximadamente quinze metros da casa. Tratava-se de um filhote de puma com aproximadamente 3 meses de idade, com dentição de leite. Segundo professor Marcelo, deduziu-se que o animal estaria desacompanhado na ocasião da captura, pois mesmo que nesta idade o animal ainda seja dependente da mãe para sobreviver,é provável que se estivesse com a mãe esta não permitira que um animal tão pequeno se aproximasse de uma habitação humana e se sujeitasse a riscos tão grandes quanto aproximidade de com cães. \"Por esta razão decidimos mantê-lo em cativeiro\", disse o professor. O puma foi encaminhado para o Hospital Veterinário do Centro Agro-Veterinário (CAV) da UDESC em Lages, onde ficou até o dia seguinte, quando então foi transferido para a Base do Ibama.