Capacitação do Conselho Municipal de Saúde

Iniciou na última quarta-feira o curso de capacitação para conselheiros do Conselho Municipal de Saúde de Lages. Partindo de uma iniciativa dos próprios conselheiros, uma parceria entre Uniplac, através do Mestrado em Saúde Coletiva, Secretaria Municipal de Saúde de Lages/SMSL, Secretaria de Estado da Saúde/SES-S e 5ª Promotoria de Justiça da Comarca de Lages. O objetivo geral do curso é fornecer aos conselheiros dados, informações e conhecimento acerca das competências exigidas para o melhor desempenho das suas funções. Neste primeiro módulo, foi abordado, inicialmente, o seguinte tema: A população lageana: aspectos culturais, sociais, políticos, econômicos e suas implicações na saúde da população, ministrado por Geraldo Löcks e Paulo de Tarso Nunes (docentes da Uniplac), que resgataram a história da região e, ao som de algumas músicas e de muita prosa sobre a história regional, detalharam o processo de ocupação da Serra Catarinense, sua herança e as implicações na maneira de viver e de ser da nossa população. À tarde foi a vez de Marcos da Rosa, professor da UFSC, falar sobre o Sistema Único de Saúde/SUS como política de Estado. Reflexões sobre sua implantação e implementação em Lages. Os conselheiros tiveram a oportunidade de conhecer melhor a política de saúde do país, através de uma retrospectiva histórica na qual o palestrante destacou os recuos e avanços do Sistema Único de Saúde. Estão previstos, ainda, dois módulos que serão ministrados nos dias 31 de julho e 28 de agosto.