Habilitação no Uso do Catéter Central de Inserção Periférica - PICC

Acontecerá no mês de junho o Curso de Habilitação no Uso do Catéter Central de Inserção Periférica - PICC, promovido por: Núcleo de pesquisa, extensão e apoio a saúde materno infantil/Uniplac; Sociedade Brasileira de enfermeiros pediatras/SOBEP e Escola de enfermagem Ana Nery/UFRJ/NUPESC. O curso habilita enfermeiros e médicos que atuam na prática clínica ou no ensino para a indicação, implantação e manutenção do cateter central de inserção periférica em crianças, considerando as peculiaridades de cada faixa etária. O cateter central de inserção periférica - PICC – conhecido pela sigla PICC, do inglês Peripherally Inserted Central Catheter – representa um grande avanço da terapia intravenosa. Sua utilização vem crescendo como alternativa de escolha para manter o acesso venoso central e prolongado na criança, no recém-nascido e adultos com difícil acesso venoso, evitando expô-los às punções periféricas de repetição e dissecções venosas. A técnica requer do profissional habilidade e experiência em punção venosa periférica, conhecimento de anatomia e histofisiologia da rede vascular, adoção de medidas assépticas e critérios rigorosos na indicação, manutenção e retirada, assim como o conhecimento de suas possíveis complicações. Vale ressaltar que, de acordo com a Resolução COFEN Nº 258 de 2001, o enfermeiro será considerado apto a implantar o PICC, desde que possua curso de capacitação técnica específico. O público-alvo são enfermeiros e médicos da área assistencial e docência. As aulas serão entre 23/06 e 24/06 na Uniplac, das 8h às 17h. O investimento:R$600,00-não sócios SOBEP e R$550,00-sócios SOBEP. Este valor pode ser parcelado em duas vezes iguais, sendo a segunda paga até a data do curso. Inscrições pelo site: http://www.cursopiccpediatria.com.br/cursos.htm Mais informações com a professora Neila Santini de Souza (neila@uniplac.net) pelos telefones 3251-1065 e 9115 8494.