Flores e Frutas na Uniplac: acadêmicos plantam mudas no estacionamento

Hoje pela manhã os acadêmicos dos 5º semestre matutino de Ciências Biológicas fizeram o plantio de árvores no campus da universidade. A ação faz parte de um projeto de integralização dos conhecimentos das disciplinas de Botânica e Paleontologia, com o Projeto Estufa-Viveiro. Os acadêmicos participaram desde a produção de mudas na estufa até o plantio das mesmas e confecção das estacas. Foram transplantadas para o campus cerca de 150 mudas de espécies nativas, num projeto de paisagismo-jardinagem que identificará cada estacionamento pelo nome da espécie. Já foram desenvolvidos os estacionamentos do Araçá, da Guabiroba e da Uvaia. Em breve a Uniplac vai ter outra cara, com muitas flores e frutos para toda a comunidade acadêmica. Conheça mais sobre os novos moradores do campus: Araçá O araçá (Psidium cattleyanum) é uma espécie pertencente à família Myrtaceae, encontrado em estado nativo, no Brasil, desde Minas Gerais até o Rio Grande do Sul. Hábito arbóreo, atinge até 4m de altura, fruto saboroso semelhante à goiaba. Indicada para plantio em pomares e jardins. Guabiroba A guabiroba (Campomanesia xanthocarpa) - conhecida como gabirobeira, gabirobeira, gabiroba - pertence à família Myrtaceae, é uma planta que não perde as folhas facilmente e que se desenvolve na presença de luz. Ocorre de Goiás e Minas Gerais até Santa Catarina, nas regiões de florestas e cerrados. Sua altura varia entre 4 e 7 metros. Floresce abundantemente durante os meses de outubro e novembro, com flores brancas. Uvaia A uvaia (Eugenia uvalha) também é da família Myrtaceae. É uma árvore frutífera silvestre do Brasil. É de pequeno porte e tem fruto doce acidulado. Pode atingir até 12m de altura. Ocorre nos estados de Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. A floração ocorre entre os meses de Agosto e Setembro, frutificando entre Setembro e Janeiro.