Uniplac realiza encontro regional de formação política para lideranças comunitárias

Na última terça-feira, 29 de maio, a Uniplac realizou o Encontro Microrregional de Formação Política e Educação Cidadã, com a presença de cerca de 200 lideranças comunitárias, participantes de associações de moradores e educadores populares dos municípios de Lages, São José do Cerrito, Correia Pinto, Otacílio Costa, São Joaquim, Bom Retiro e Lages. Além disso, participaram do evento o reitor da Uniplac Gilberto Sá, o gestor de Extensão Comunitária Domingos Pereira Rodrigues, o Educador Social da Rede de Educação Cidadã–TALHER de SC Salesiano Durigon, o Presidente da União das Associações de Moradores do Município de Lages José Cardoso e também o diretor da região sul da CONAM–Confederação Nacional das Associações de Moradores José Batista Correia Couto. O encontro marcou a conclusão da 1ª etapa do Curso de Extensão de Formação Política e Educação Cidadã, realizado pela Extensão Comunitária da Uniplac, em parceria com a Rede de Educação Cidadã–TALHER nacional, com o apoio da Federação de Associações de Moradores do Estado de Santa Catarina – FAMESC e da União das Associações de Moradores do Município de Lages. Este curso envolveu cerca de 400 lideranças comunitárias da região, integrantes de diversos grupos de lideranças comunitárias de Lages e região serrana, como associações de moradores, oficinas da Rede de Educação Cidadã - Talher Nacional e grupo de líderes multiplicadores de acadêmicos da Uniplac, que desde o mês de fevereiro vem refletindo, avaliando e discutindo suas práticas de atuação, com a assessoria de professores da Uniplac e educadores populares. Neste primeiro módulo, os temas abordados foram os seguintes: 1- democracia participativa; 2- movimentos sociais; 3- organização popular; 4-formação básica multiplicadora. As temáticas deste encontro foram: \"Segurança alimentar e nutricional no Brasil\", apresentado pelo professor Adaltro Prochnov, da Uniplac, e também \"Orçamento participativo na experiência de Porto Alegre – RS\", apresentado pelo coordenador do Orçamento Participativo da Região das Missões do RS Antônio Braga. O coordenador do curso, professor Domingos Pereira Rodrigues, explica que a próxima etapa do curso, que está em fase de preparação, abordará os seguintes temas: 1-orçamento participativo; 2- gestão administrativa; 3 - reforma urbana; 4- controle social. Ele ressaltou que a fundamentação pedagógica e teórico-metodológica de todas as etapas segue a teoria Freiriana de formação crítica, ação básica e multiplicadora de lideranças. “Segundo Paulo Freire, a pessoa conscientizada tem uma compreensão diferente da história e de seu papel nela. Recusa acomodar-se, mobiliza-se, organiza-se para mudar o mundo, e é isso que queremos fomentar através da formação e capacitação de lideranças da comunidade”, afirma.