Grupos de Pesquisa

1. Gênero, Educação e Cidadania na América Latina: aproximações e desafios – GECAL/América do Sul

Líder: Profa. Dra. Mareli Eliane Graupe

Vice-lider: Profa. Dra. Josilaine Antunes Pereira

Justificativa

O grupo de Pesquisa GECAL é relevante porque reúne pesquisador@s de diferentes países e Instituições de Ensino Superior na América do Sul em torno das temáticas  Educação, Estudos de Gênero e Cidadania. Esse grupo possui como finalidade aumentar o impacto de suas pesquisas e com isso maior repercussão internacional e relevância nacional e local, atendendo as demandas de nossa sociedade. Com a realização de nossas pesquisas buscaremos articular o tripé Pesquisa, Ensino e Extensão na perspectiva da construção de uma universidade comprometida com a qualidade e com a luta contra as injustiças sociais na nossa sociedade.

O GECAL apresenta um caráter inter e transdisciplinar, proporcionando aos integrantes das linhas de pesquisa a capacidade de gerar conhecimentos de fronteira, com destaque a temas relevantes da atualidade, que permitam associar pesquisador@s com diferentes competências em propostas bem definidas e focadas, e levando em conta as atividades científicas que podem ser geradas como fruto dessa associação: publicações em revistas científicas, livros, formação de novas equipes, de recursos humanos nas próprias instituições envolvidas e geração de  conhecimentos fundamentais  para políticas públicas no campo da educação.

Linhas de Pesquisa

  • Educação, Gênero, Diversidade e Movimentos Sociais
  • Estudos Epistemológicos em Política Públicas: Gênero e Educação
  • Gênero, História e Cidadania
  • Gênero, Diversidade e Sexualidade no Campo da Educação

dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0019510862452049


2. Grupo de Pesquisa em Educação e Desenvolvimento Territorial: Políticas e Práticas – GEDETER

Líder: Prof. Dr. Geraldo Augusto Locks

Vice-lider: Ms. Inea Giovana da Silva Arioli

Justificativa

A relevância deste Grupo de Estudos em Educação e Desenvolvimento Territorial: políticas e práticas (GEDETER) reside no fato de reunir pesquisadores voltados para o desenvolvimento territorial. Ao articular ensino, pesquisa e extensão este Grupo contribui para a efetivação de uma Universidade socialmente relevante no cumprimento de sua identidade enquanto Instituição de Ensino Superior (IES). A proposição é de que o Grupo tenha um caráter inter e transdisciplinar, proporcionando aos integrantes das linhas de pesquisas a capacidade de gerar conhecimentos de fronteira, com destaque para temas relevantes e relacionados com políticas públicas e práticas educacionais voltadas à construção de processos socioculturais emancipatórios.

Linha de Pesquisa: 

  • Educação do Campo: políticas e práticas
  • Linha de Pesquisa 2: Educação e Economia Solidária
  • Linha de Pesquisa 3: Educação, Diversidade e Desenvolvimento Territorial

dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1950107583281819


3. Grupo de Estudos e Pesquisas em Ambiente, Educação e Saúde - GEPES AMBIENS

Líder: Profa. Dra. Lucia Ceccato de Lima

Vice-lider: Profa. Dra. Ana Emilia Siegloch

Repercussões

O  Grupo Estadual de Estudos e Pesquisas em Ambiente, Educação e Saneamento - GEPES AMBIENS, objetiva pesquisar as relações do ser humano com o ambiente, tendo como espaço mediador a educação ambiental na perspectiva da melhoria da qualidade de vida em áreas de abrangência do Aquífero Guarani/ Serra Geral. O Grupo se propõe a discutir temas relacionados às Políticas Públicas, Ambientalização das Instituições e Gestão ambiental como fundamentos para a formação humana e consequente transformação social.

Trata-se de um espaço de formação que apresenta discussões consistentes por meio de produções científicas e dez dissertações de mestrado defendidas e sete em andamento nas diferentes linhas de pesquisas propostas pelo Grupo. Essa produção repercute em produções de artigos, capítulos de livros, participação e apresentação de trabalhos em eventos científicos. Atualmente articula-se a seis projetos de pesquisa, sendo dois financiados pelo CNPQ e um pela FAPESC e três pela UNIPLAC.

Linhas de Pesquisa

  • Educação Ambiental e Ambientalização das Instituições
  • Epistemologia, Ensino Superior e Formação Humana
  • Meio Ambiente e Sustentabilidade em Área de Abrangência do Aquífero Guarani/Serra Geral
  • Políticas Públicas, Gestão Ambiental e Desenvolvimento Territorial

dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8370106266708352


6. Formação de Professores: Políticas Curriculares e Práticas Inclusivas para a Cultura da Paz na Educação (FORPAZ)

Líder: Profa. Dra. Lurdes Caron

Vice-lider:

O FORPAZ tem como linhas de pesquisa os temas: Formação de Professores, Práticas Pedagógicas e Currículo; Cultura da Paz e Fenômeno Religioso, Ensino Religioso e Espiritualidades; Direitos Humanos, Educação Especial, Inclusão. Objetivo geral: Desenvolver estudos sobre à formação de professores promovendo reflexões acerca de concepções do currículo e ressignificação das práticas pedagógicas. O grupo compreende que currículo e cultura(s) são questões a serem ressignificadas e entrelaçadas com as linhas de pesquisa. O FORPAZ é formado por uma equipe de pesquisadores que aprofundam a temática Formação de Professores, Educação, Educação Inclusiva, Fenômeno Religioso, sem, contudo, ligar-se a vínculos religiosos, porque compreendem a importância de respeitar a diversidade cultural e religiosa dentro de uma perspectiva da complexidade humana.

Linha de pesquisa:

  • Cultura da Paz e Fenômeno Religioso
  • Direitos Humanos, Educação Especial e Inclusão
  • Formação de Professores, Currículo e Práticas Pedagógicas

dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2446017839446321


7. Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino de Filosofia e Educação Filosófica - NESEF – Regional Planalto Catarinense

Líder: Profa. Dra. Vanice dos Santos

Vice-lider: Profa. Dra. Carmen Lúcia Fornari Diez

Repercussões:

O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Ensino de Filosofia (NESEF) foi criado em 1999 por iniciativa de professores e estudantes de Licenciatura em Filosofia da UFPR e professores de Filosofia da rede pública paranaense. Foi institucionalizado pela Portaria N° 031/02 - ED, em 05/12/02, expedida pelo Conselho Setorial de Educação da UFPR. Em outubro de 2009 o grupo foi certificado pela UFPR e registrado/credenciado no CNPq. Os estudos e pesquisas versam sobre a educação filosófica e também sobre o ensino de filosofia. Parte dos resultados das pesquisas foram publicizados em forma de artigos e estão disponíveis em: www.nesef.ufpr.br. Além disso, os livros "Textos filosóficos em discussão", "Discutindo textos filosóficos" e "Textos clássicos de Filosofia" foram publicados com trabalhos produzidos a partir das discussões do Grupo. O grupo de pesquisa NESEF – Regional Planalto Catarinense foi criado na Uniplac e certificado junto ao CNPq no ano 2011. O grupo, estando na área de confluência da filosofia e educação, dedica-se a estudar fundamentos da educação. Em andamento a pesquisa "Conflitos sociais e forças morais: educação para a convivência solidária"

Linhas de pesquisa:

  • Educação Filosófica
  • Ensino de Filosofia

dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2277655306193297


8. Núcleo de Pesquisa em Educação Básica - NuPEB

Líder: Prof. Dr. Jaime Farias Dresch

Vice-lider: Profa. Dra. Maria Selma Grosch

Repercussões:

O objetivo do Grupo é investigar sobre políticas para a Educação Básica e suas relações com os processos formativos na escola, levando em consideração os processo de elaboração, implementação, avaliação, resistência e redefinição das políticas educacionais. A investigação articula-se a partir de duas linhas de pesquisa: 1) Pedagogia da Infância, Políticas e Diferenças:investiga temas ligados à infância e às políticas educacionais, buscando ampliar o conhecimento sobre as metodologias de pesquisa com crianças, pesquisas com documentos, análise foucaultiana do discurso, estudos culturais sobre educação, escola, diferença e diversidade; 2) Formação de professores e Cotidiano escolar: investiga os processos formativos no ambiente educacional, abrangendo os diferentes focos das políticas para a Educação Básica como formação inicial e continuada de professores, avaliação, currículo, direitos humanos e diversidade, gestão democrática e financiamento.

Linhas de pesquisa:        

  • Pedagogia da Infância, Políticas e Diferenças
  • Formação de professores e cotidiano escolar

Site do NuPEB

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http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0801250082757410


9. Formação continuada e protagonismo de egressos da Pós-graduação para alavancar mudanças em seus espaços de trabalho a partir dos resultados de pesquisa

Líder: Profa. Dra. Maria Selma Grosch

Vice-lider: Profa. Ma. Vanir Peixer Lorenzini

Repercussões:

Em 2012 promovemos na UNIPLAC o I Seminário "Conhecimento para transformação social: o papel dos egressos do stricto sensu", com convidados nacionais e internacionais, chamada de trabalhos e publicação de Anais do evento. O seminário discutiu a necessidade de maior conexão entre o mundo acadêmico-científico e setores da sociedade (mundo do trabalho). Partiu-se da crítica ao produtivismo acadêmico que hipervaloriza as publicações (sobretudo internacionais) e pouco observa se Mestres e Doutores estão conseguindo empregar os resultados de suas pesquisas no seu posto laboral, para promover melhorias nos diferentes segmentos da sociedade. Iniciamos em 2012 o projeto de pesquisa OVEGRESSOS - Observatório do egresso da Pós-graduação - mapeando Mestres e Doutores titulados em SC (Financ.: FAPESC). Em 2013 desenvolvemos o projeto de extensão FORMAÇÃO E PESQUISA ENTRE PARES PESQUISADORES que procurou fortalecer a interação de egressos da região, promovendo aproximações e parecerias.

Linhas de pesquisa:

  • Estudos, práticas e projetos transdisciplinares transformadores
  • Itinerâncias, mobilidade & inserção social
  • Reconhecimento e recuperação de memórias coletivas

 dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0120212155879766


Fone: (49) 3251-1000
E-MAIL: ppge@uniplaclages.edu.br
COORDENAÇÃO: Dr. Jaime Farias Dresch
Fone: 55 49 32511022
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