Dissertações


Ambientalização curricular nos cursos de licenciatura em matemática - das universidades públicas e comunitárias de Santa Catarina. PISSETTI, Schayla Letyelle Costa. 2018.

Contribuições de uma escola de educação básica - práticas socioambientais para o cuidado do córrego Pessegueirinho em Curitibanos (SC). CHAVES, Marcos Ribeiro. 2018

Educação e turismo de base comunitária para o desenvolvimento territorial sustentável em Urupema, SC - SILVA, Adriana Murara. 2018.

Formação continuada de professores da educação básica - a materialização das políticas públicas PROFA e Pró-Letramento na Rede Municipal de Ensino de Lages (2002-2012). SARTOR, Ana Paula de Bona. 2018.

Impactos da política pública do PNAIC na formação continuada - dos professores alfabetizadores da rede municipal de ensino de Lages-SC. SCHNEIDER, Neusa Maria Arndt Weinrich Araujo. 2018.

Inclusão escolar de educandos com transtorno do espectro do autismo - na educação infantil do município de Lages - SC. REIS, Rosymeri Bittencourt dos. 2018.

O jogo de interpretação de personagens (RPG) - como estratégia pedagógica para promoção de escrita e autoria na escola. WAGNER, Altamir Guilherme. 2018.

Narrativas digitais de professores - perspectivas educomunicativas para as práticas pedagógicas. CANANI, Carlos Eduardo.

Pensadores latino-americanos e suas contribuições - para a educação em perspectiva descolonial. LIMA, Stela Macedo. 2018.

A reforma do ensino médio brasileiro de 2017 nos moldes do sistema neoliberal - ALMEIDA, Fabio de. 2018.

Relação entre escola e família dos educandos participantes - no atendimento educacional especializado. CHIARADIA, Anna Paola Xavier. 2018.

Orientação profissional no ensino médio - desafios do professor do ensino profissionalizante.  XAVIER, Doris Marilu do Carmo. 2017.

Um olhar genealógico sobre as práticas educativas do Museu Thiago de Castro de Lages (SC) - e sua relação com o ensino da disciplina de história.  VIEIRA, Marli Teresinha Paes. 2017.

Aproximações das categorias políticas de Aristóteles e formação integral - na Proposta Curricular Catarinense.  SOUZA, Aurelio dos Santos. 2017.

Cibercultura - tecnologias digitais em escolas da rede municipal de Lages. POCAI, Maria Denise da Cunha. 2017.

O que dizem as crianças sobre suas vivências na educação infantil - tempos, espaços e interações para o protagonismo infantil. PEREIRA, Flávia Helena Fernandes. 2017.

A educação inclusiva na educação infantil - compromissos e desafios da gestão educacional. OLIVEIRA, Elaine Ribeiro de. 2017.

Ditos e não ditos sobre a escolarização em espaços privativos de liberdade - MEDEIROS, Regina Aparecida Corrêa. 2017.  

Formação continuada de professores - para atender ao Programa Nacional de Alfabetização na idade certa no município de Lages-SC. MABILIA, Ana Paula. 2017.

As potencialidades do Smartphone como ferramenta do Mobile-Learning na educação formal - KLAAR, Anne Carolina Rodrigues. 2017.

Inserção profissional de egressos - o conhecimento pertinente ao curso de administração LP2 - educação, processos socioculturais e sustentabilidade.  ERN, Sabrina Lopes. 2017.

Educação científica - – implicações na formação de professores de matemática. BRANCO, Rodrigo. 2017. 

Formação de professores surdos - , egressos de curso de pedagogia a distância na região do Alto Vale do Itajaí. GONÇALVES, Marines Dias. 2017.

Gênero e diversidade sexual - – homofobia no contexto escolar. LINS, Clecí Terezinha Lima de Lins. 2017.

Heteronormatividade num espaço escolar de Lages SC - – sexualidades e relações de poder. CAMPOS, Érico Paes de. 2017.

Letramento digital no sistema municipal de educação de Lages/SC - – dilemas e perspectivas. VARELA, Jane Terezinha de Souza. 2017.

Violências contra mulheres - – ações do município de Lages e contribuições para a educação. BONDAVALLI, Lúcia Helena Matteucci. 2017.

Projeto educação fiscal para a cidadania nas escolas de Lages-SC - - conhecendo percepções de professores protagonistas deste processo. CAMINHA, Siomara Catarina Ribeiro. 2017.

Os sentidos atribuídos pelas bolsistas do PIBID ao fazer docente - - modos de ressignificar a formação de professores. SOUZA, Maria Karine Guasselli de. 2017.

Práticas de educação ambiental na área de abrangência do Aquífero Guarani - - Centro de Educação Infantil Santa Cândida-Lages (SC). MORO, Flavia Muriel Mendes Ramos. 2017.

A contribuição das tecnologias assistivas para a prática pedagógica do professor - no aprendizado do aluno com deficiência intelectual. PIGOZZI, Simone Aparecida Moreira da Silva. 2017.

A evasão escolar na EJA - educação de jovens e adultos, sob o olhar foucaultiano. FIGUEIREDO, Valdete. 2017.

Gênero e sexualidade nas aulas de educação física - percepções de professores/as e alunos/as da Escola Itinerante de Lages/SC. MORAES, Antonio Celio de. 2017.

A importância da imaginação e da literatura para a educação e a formação humana - SANTOS JUNIOR, Moacir dos. 2017.

Reflexões sobre estratégias pedagógicas para a educação básica - amorosidade e alegria na escola. MARCON, Simara Bertotto Westphal. 2017.

Transmulheres e sua relação com a família - desafios durante o processo de transexualização. VARGAS, Joelci Cristina Melo. 2017.

Transtorno do espectro autista - práticas pedagógicas de professores e concepções de mães da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Lages, SC. OLIVEIRA, Ermelinda Schemes. 2017.

Sexualidade e regimes de verdade - uma análise genealógica dos discursos. LIZ, Daniele Melo de. 2016.

Trajetórias profissionais de egressos da Escola Municipal de Educação Básica Mutirão - LEMOS, Maribel Rosa Balardin. 2016.

O que ensina uma escola que anda - percepções de estudantes do campo, egressos da Escola Itinerante Maria Alice Wolff de Souza, Lages, SC.  DAL FARRA, Lizonete. 2016. 

O dilema da avaliação de desempenho docente - - a percepção de professores da educação básica / SOUZA, Jeane Aparecida Amarante de Liz Hugen. 2016

Ensino religioso no Brasil - - tensões e desafios da diversidade entre formação histórica e prática profissional. KERKHOFF, Francinne de Oliveira. 2016.

Formação continuada e permanente de professores - do Atendimento Educacional Especializado para práticas pegagógicas inclusivas. CAMPOS, Eri Cristina dos Anjos. 2016.

Formação de professores em serviço na educação básica - - narrativas de produção de si e do mundo. ROCHA, Raquel Barbosa. 2016.

Genealogia da (in)visibilidade negra lageana. - ROSA, Nanci Alves da. 2016.

Gênero e o curso de magistério - uma reflexão sobre a formação de professor@s em nível de Ensino Médio. SCHWAHN, Angela Mari Mattos Pereira. 2016

Psicólogo escolar na educação integral sob o olhar das famílias - - desvelando um contexto, repensando o caminho. ROSA Elis Regina da. 2016.

Não estamos preparados - - determinismos, contingências e potencial das histórias de vida na ação docente inclusiva. ZAMPIERI, Elisangela Aparecida. 2016.

A contribuição do ensino de filosofia para a educação integral. - SOUZA, Jose Antunes de. 2016.

Atendimento educacional especializado para crianças com deficiência intelectual - um compromisso presente desde a educação infantil.  XAVIER, Suzana Maria Webber. 2015

Estilo de pensamento dos professores da área de matemática no curso de engenharia elétrica - VENÇÃO, Alexandre Tripoli. 2015.

A gestão no órgão regional de educação no município de Lages, no período de 1972-2012 - PEREIRA, Elson Rogério Bastos. 2015.

Políticas de educação profissional nos cursos técnicos em contabilidade - impactos e desafios no período entre 1997 e 2004. PEREIRA, Aldo Roberto. 2015.

Caminhos e descaminhos da metodologia da pesquisa no ensino superior - OSELAME, Camila Stefanes. 2015.

Discursos dos jovens do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos - Lages - SC, sobre sexualidade. MORAES, Marilva Pinho. 2015.

Condições de trabalho e saúde dos professores da rede pública municipal de educação de Lages - sob o modelo da nova gestão pública. MARTINS, Francisco Ferreira. 2015.

Inserção e atuação profissional dos egressos do curso de serviço social da Uniplac - no mundo do trabalho: observatório do egresso. LIZ, Susana da Silva Pires de. 2015.

Ação cultural na biblioteca - estratégia educativa para fortalecimento das identidades e transformação social. LIMA, Marcia Medeiros de. 2015.

Políticas e práticas de inclusão de alunos com Síndrome de Down - um desafio no ensino fundamental.  BERNARDI, Elza Maria Netto. 2015.

Sob o olhar dos gestores de saúde - ambiente hospitalar e unidades básicas de saúde como espaços de educação permanente. ARRUDA, Sonimary Nunes. 2015

Creche Tia Bira - mito e institucionalização. BERTELI, Mary Isolete Silva Duarte. 2015.

Educação previdenciária e reforma do pensamento - educar para as incertezas da vida. SCZIMINSKI Terezinha De Fátima Juraczky. 2015.

Autodidatas, reconhecimento e autorreconhecimento - da imaginação à capacidade de realizações. DIENER, Kareenn Cristina Zanela. 2015.

“Vigiai e Orai” - o Livro Tombo da Catedral de Lages (1898 ⎯ 1938) e a educação. PAULO, Carlos Fermino de. 2015.

Contribuição de Freire na formação de professores - uma análise de cursos de Pedagogia na Serra Catarinense. ATAIDE, Sandra Teresinha Guimarães. 2015.

Políticas e práticas de educação no campo - um estudo a partir da Escola Itinerante Maria Alice Wolff de Souza no município de Lages-SC (1984-2010). SOUZA, Marli Coscodai. 2015.

Representações sociais de professores acerca dos seus alunos - com transtorno do espectro do autismo (TEA) no processo de inclusão em escolas públicas municipais de Lages, SC. OLIVEIRA Vivian Fatima de. 2015.

O processo cognitivo evidenciado nos estilos de pensamento - revelados nos saberes e práticas de orientação de monografias na área de Odontologia. POLETTO, Cesar Augusto Rodenbusch. 2015. 

Dificuldades e desafios no processo de identificação e inclusão - de educandos com altas habilidades/superdotação. MAIA, Andreia Vieira. 2015.

Educação permanente e as possibilidades da auto-organização - reflexões sobre a prática profissional em saúde. VILLANI, Melania Sartori. 2015.

Políticas públicas de gênero na educação - percepções de orientadoras educacionais no Planalto Catarinense. SOUSA, Lucia Aulete Burigo. 2015.

Reflexões foucaultianas sobre conselhos de pais e professores - entre a família e a escola. ZAPELINI, Viviane Teresinha. 2015.

Processos de ensino e aprendizagem e a sua relação - com transtornos mentais de estudantes de uma instituição de ensino superior. BERNARDELLI, Estela Maris Camargo. 2014.

Prática educativa reflexiva de professores do atendimento educacional especializado - histórias de vidas na educação básica. COSTA, Juciane Tagliari da. 2014.

Percepção ambiental dos professores e pais de alunos - de um Centro de Educação Infantil municipal em área de abrangência do Aquífero Guarani (Lages - SC). PUCCI, Patricia dos Santos. 2014.

As licenciaturas (com) partilhadas na UNIPLAC - fragmentos, integração, avanços e desafios na proposta teórica. FELDHAUS Kelin Cristiani. 2014.

Políticas educacionais e processos formativos da Escola do Campo Fazenda Boa Vista - analisando a prática pedagógica na dimensão da práxis. REICHERT Débora Aparecida Rosa. 2014.

Leitores universitários - habitus e dilemas no processo de inserção do estudante na cultura acadêmico-científica. BÖLL, Juliana Pereira Scoss. 2014.

Educar para a compreensão humana - - a vida cotidiana do cuidador familiar do portador de transtorno mental. MIRANDA, Andréia Valéria de Souza. 2013.

Escrever na Educação Superior - - caminhos para autoria na Universidade. GRAZZIOTIN, Paula Clarice Santos. 2013.

Dimensão Empreendedora - - desafios da formação de administradores. AMARANTE, Kaio Henrique Coelho do. 2013.

Economia solidária no Planalto Catarinense - - uma análise na perspectiva de seus protagonistas. MOURA, Juliano Branco de. 2013

A função social do Museu Histórico Thiago de Castro - e a relação com os docentes do Ensino Fundamental do município de Lages/SC. TEREZO, Fabiola Leticia Sommer. 2013.

A quê e a quem serve a avaliação? - memórias de egressos do ensino fundamental. PEREIRA, Jocemara de Melo. 2009.

Marcas no papel, no mundo e na memória - escrita e autoria de jovens considerados em “condição de vulnerabilidade social”. LUZ, Alessandra Rodrigues. 2007.

Escolas multisseriadas - quando o problema é a solução. SILVA, Ilsen Chaves da. 2007.

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