Dissertações


O brincar na educação infantil - como possibilidade para as relações de reconhecimento da diversidade. PUERARI, Claudia Teresinha Pagno. 2019.

Formação continuada de professores de educação física para inclusão de pessoas com deficiência - desafios e possibilidades. SANTOS, Eder Magno. 2019.

Abuso sexual infantil - compreensões de docentes dos anos iniciais do ensino fundamental. CAETANO, Evelyn Diconcili. 2019.

Educação infantil e gênero - prática pedagógica de professoras que atuam na pré-escola. CORREA, Luciane Cristina. 2019.

Educação matemática - formação e práticas dos professores para a construção da cidadania dos alunos. NASCIMENTO, Rafael. 2019.

Antinomias da educação - contribuições da teoria crítica à formação humana. BRANCO, Viviane Prux. 2019.

Ambientalização curricular nos cursos de licenciatura em matemática - das universidades públicas e comunitárias de Santa Catarina. PISSETTI, Schayla Letyelle Costa. 2018.

Contribuições de uma escola de educação básica - práticas socioambientais para o cuidado do córrego Pessegueirinho em Curitibanos (SC). CHAVES, Marcos Ribeiro. 2018

Educação e turismo de base comunitária para o desenvolvimento territorial sustentável em Urupema, SC - SILVA, Adriana Murara. 2018.

Formação continuada de professores da educação básica - a materialização das políticas públicas PROFA e Pró-Letramento na Rede Municipal de Ensino de Lages (2002-2012). SARTOR, Ana Paula de Bona. 2018.

Impactos da política pública do PNAIC na formação continuada - dos professores alfabetizadores da rede municipal de ensino de Lages-SC. SCHNEIDER, Neusa Maria Arndt Weinrich Araujo. 2018.

Inclusão escolar de educandos com transtorno do espectro do autismo - na educação infantil do município de Lages - SC. REIS, Rosymeri Bittencourt dos. 2018.

O jogo de interpretação de personagens (RPG) - como estratégia pedagógica para promoção de escrita e autoria na escola. WAGNER, Altamir Guilherme. 2018.

Pensadores latino-americanos e suas contribuições - para a educação em perspectiva descolonial. LIMA, Stela Macedo. 2018.

A reforma do ensino médio brasileiro de 2017 nos moldes do sistema neoliberal - ALMEIDA, Fabio de. 2018.

Relação entre escola e família dos educandos participantes - no atendimento educacional especializado. CHIARADIA, Anna Paola Xavier. 2018.

Narrativas digitais de professores - perspectivas educomunicativas para as práticas pedagógicas. CANANI, Carlos Eduardo. 2018.

Conectados por softwares aplicativos - possibilidades do uso de tecnologias móveis para a ocorrência de situações cooperativas no ensino médio. BATISTA, Graziela Prates. 2018.

As insurreições no curso de Direito da Uniplac - e militância estudantil no centro acadêmico Edézio Caon (1998 a 2004). VIEIRA, Velci Muniz. 2018. 

Cartografia ambiental - percepções dos professores e moradores sobre a transformação da paisagem no entorno escolar. OLIVEIRA, Cristian Roberto Antunes. 2018.

Uma etnografia do Divino Espírito Santo, Rio Rufino (SC) - identidade cultural, economia solidária e emancipação social. FONTOURA, Elisângela de Oliveira. 2018.

Concepções de professores do ciclo da infância sobre escola em tempo integral e educação integral - implicações no processo de ensino aprendizagem. RAMOS, Frida Rangel. 2018.

Formação continuada com professoras/es de 4º e 5º ano - do ensino fundamental na rede municipal de educação de Lages/SC. MATOS, Gislaine Aparecida. 2018.

O pensamento sistêmico - e a construção de competências de gestores educadores. CALORI, José Valmir. 2018.

Elementos da educomunicação - para um novo olhar para o ensino de língua inglesa no ensino médio. COSTA, Luciana Souza de Oliveira. 2018.

A música e o cuidado de si na educação infantil - PINHEIRO, Regina Bazi. 2018.

Orientação profissional no ensino médio - desafios do professor do ensino profissionalizante.  XAVIER, Doris Marilu do Carmo. 2017.

Um olhar genealógico sobre as práticas educativas do Museu Thiago de Castro de Lages (SC) - e sua relação com o ensino da disciplina de história.  VIEIRA, Marli Teresinha Paes. 2017.

Aproximações das categorias políticas de Aristóteles e formação integral - na Proposta Curricular Catarinense.  SOUZA, Aurelio dos Santos. 2017.

Cibercultura - tecnologias digitais em escolas da rede municipal de Lages. POCAI, Maria Denise da Cunha. 2017.

O que dizem as crianças sobre suas vivências na educação infantil - tempos, espaços e interações para o protagonismo infantil. PEREIRA, Flávia Helena Fernandes. 2017.

A educação inclusiva na educação infantil - compromissos e desafios da gestão educacional. OLIVEIRA, Elaine Ribeiro de. 2017.

Ditos e não ditos sobre a escolarização em espaços privativos de liberdade - MEDEIROS, Regina Aparecida Corrêa. 2017.  

Formação continuada de professores - para atender ao Programa Nacional de Alfabetização na idade certa no município de Lages-SC. MABILIA, Ana Paula. 2017.

As potencialidades do Smartphone como ferramenta do Mobile-Learning na educação formal - KLAAR, Anne Carolina Rodrigues. 2017.

Inserção profissional de egressos - o conhecimento pertinente ao curso de administração LP2 - educação, processos socioculturais e sustentabilidade.  ERN, Sabrina Lopes. 2017.

Educação científica - – implicações na formação de professores de matemática. BRANCO, Rodrigo. 2017. 

Formação de professores surdos - , egressos de curso de pedagogia a distância na região do Alto Vale do Itajaí. GONÇALVES, Marines Dias. 2017.

Gênero e diversidade sexual - – homofobia no contexto escolar. LINS, Clecí Terezinha Lima de Lins. 2017.

Heteronormatividade num espaço escolar de Lages SC - – sexualidades e relações de poder. CAMPOS, Érico Paes de. 2017.

Letramento digital no sistema municipal de educação de Lages/SC - – dilemas e perspectivas. VARELA, Jane Terezinha de Souza. 2017.

Violências contra mulheres - – ações do município de Lages e contribuições para a educação. BONDAVALLI, Lúcia Helena Matteucci. 2017.

Projeto educação fiscal para a cidadania nas escolas de Lages-SC - - conhecendo percepções de professores protagonistas deste processo. CAMINHA, Siomara Catarina Ribeiro. 2017.

Os sentidos atribuídos pelas bolsistas do PIBID ao fazer docente - - modos de ressignificar a formação de professores. SOUZA, Maria Karine Guasselli de. 2017.

Práticas de educação ambiental na área de abrangência do Aquífero Guarani - - Centro de Educação Infantil Santa Cândida-Lages (SC). MORO, Flavia Muriel Mendes Ramos. 2017.

A contribuição das tecnologias assistivas para a prática pedagógica do professor - no aprendizado do aluno com deficiência intelectual. PIGOZZI, Simone Aparecida Moreira da Silva. 2017.

A evasão escolar na EJA - educação de jovens e adultos, sob o olhar foucaultiano. FIGUEIREDO, Valdete. 2017.

Gênero e sexualidade nas aulas de educação física - percepções de professores/as e alunos/as da Escola Itinerante de Lages/SC. MORAES, Antonio Celio de. 2017.

A importância da imaginação e da literatura para a educação e a formação humana - SANTOS JUNIOR, Moacir dos. 2017.

Reflexões sobre estratégias pedagógicas para a educação básica - amorosidade e alegria na escola. MARCON, Simara Bertotto Westphal. 2017.

Transmulheres e sua relação com a família - desafios durante o processo de transexualização. VARGAS, Joelci Cristina Melo. 2017.

Transtorno do espectro autista - práticas pedagógicas de professores e concepções de mães da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Lages, SC. OLIVEIRA, Ermelinda Schemes. 2017.

O conhecimento pertinente - na relação família e instituição de educação infantil. ALBUQUERQUE, Fabiani Aparecida Lourenço Silveira. 2017.

Sexualidade e regimes de verdade - uma análise genealógica dos discursos. LIZ, Daniele Melo de. 2016.

Trajetórias profissionais de egressos da Escola Municipal de Educação Básica Mutirão - LEMOS, Maribel Rosa Balardin. 2016.

O que ensina uma escola que anda - percepções de estudantes do campo, egressos da Escola Itinerante Maria Alice Wolff de Souza, Lages, SC.  DAL FARRA, Lizonete. 2016. 

O dilema da avaliação de desempenho docente - - a percepção de professores da educação básica / SOUZA, Jeane Aparecida Amarante de Liz Hugen. 2016

Ensino religioso no Brasil - - tensões e desafios da diversidade entre formação histórica e prática profissional. KERKHOFF, Francinne de Oliveira. 2016.

Formação continuada e permanente de professores - do Atendimento Educacional Especializado para práticas pegagógicas inclusivas. CAMPOS, Eri Cristina dos Anjos. 2016.

Formação de professores em serviço na educação básica - - narrativas de produção de si e do mundo. ROCHA, Raquel Barbosa. 2016.

Genealogia da (in)visibilidade negra lageana. - ROSA, Nanci Alves da. 2016.

Gênero e o curso de magistério - uma reflexão sobre a formação de professor@s em nível de Ensino Médio. SCHWAHN, Angela Mari Mattos Pereira. 2016

Psicólogo escolar na educação integral sob o olhar das famílias - - desvelando um contexto, repensando o caminho. ROSA Elis Regina da. 2016.

Não estamos preparados - - determinismos, contingências e potencial das histórias de vida na ação docente inclusiva. ZAMPIERI, Elisangela Aparecida. 2016.

A contribuição do ensino de filosofia para a educação integral. - SOUZA, Jose Antunes de. 2016.

A função social do Museu Histórico Thiago de Castro - e a relação com os docentes do Ensino Fundamental do município de Lages/SC. TEREZO, Fabiola Leticia Sommer. 2016.

Economia solidária no planalto catarinense - uma análise na perspectiva de seus protagonistas. MOURA, Juliano Branco. 2016.

Atendimento educacional especializado para crianças com deficiência intelectual - um compromisso presente desde a educação infantil.  XAVIER, Suzana Maria Webber. 2015

Estilo de pensamento dos professores da área de matemática no curso de engenharia elétrica - VENÇÃO, Alexandre Tripoli. 2015.

A gestão no órgão regional de educação no município de Lages, no período de 1972-2012 - PEREIRA, Elson Rogério Bastos. 2015.

Políticas de educação profissional nos cursos técnicos em contabilidade - impactos e desafios no período entre 1997 e 2004. PEREIRA, Aldo Roberto. 2015.

Caminhos e descaminhos da metodologia da pesquisa no ensino superior - OSELAME, Camila Stefanes. 2015.

Discursos dos jovens do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos - Lages - SC, sobre sexualidade. MORAES, Marilva Pinho. 2015.

Condições de trabalho e saúde dos professores da rede pública municipal de educação de Lages - sob o modelo da nova gestão pública. MARTINS, Francisco Ferreira. 2015.

Inserção e atuação profissional dos egressos do curso de serviço social da Uniplac - no mundo do trabalho: observatório do egresso. LIZ, Susana da Silva Pires de. 2015.

Ação cultural na biblioteca - estratégia educativa para fortalecimento das identidades e transformação social. LIMA, Marcia Medeiros de. 2015.

Políticas e práticas de inclusão de alunos com Síndrome de Down - um desafio no ensino fundamental.  BERNARDI, Elza Maria Netto. 2015.

Sob o olhar dos gestores de saúde - ambiente hospitalar e unidades básicas de saúde como espaços de educação permanente. ARRUDA, Sonimary Nunes. 2015

Creche Tia Bira - mito e institucionalização. BERTELI, Mary Isolete Silva Duarte. 2015.

Educação previdenciária e reforma do pensamento - educar para as incertezas da vida. SCZIMINSKI Terezinha De Fátima Juraczky. 2015.

Autodidatas, reconhecimento e autorreconhecimento - da imaginação à capacidade de realizações. DIENER, Kareenn Cristina Zanela. 2015.

“Vigiai e Orai” - o Livro Tombo da Catedral de Lages (1898 ⎯ 1938) e a educação. PAULO, Carlos Fermino de. 2015.

Contribuição de Freire na formação de professores - uma análise de cursos de Pedagogia na Serra Catarinense. ATAIDE, Sandra Teresinha Guimarães. 2015.

Políticas e práticas de educação no campo - um estudo a partir da Escola Itinerante Maria Alice Wolff de Souza no município de Lages-SC (1984-2010). SOUZA, Marli Coscodai. 2015.

Representações sociais de professores acerca dos seus alunos - com transtorno do espectro do autismo (TEA) no processo de inclusão em escolas públicas municipais de Lages, SC. OLIVEIRA Vivian Fatima de. 2015.

O processo cognitivo evidenciado nos estilos de pensamento - revelados nos saberes e práticas de orientação de monografias na área de Odontologia. POLETTO, Cesar Augusto Rodenbusch. 2015. 

Dificuldades e desafios no processo de identificação e inclusão - de educandos com altas habilidades/superdotação. MAIA, Andreia Vieira. 2015.

Educação permanente e as possibilidades da auto-organização - reflexões sobre a prática profissional em saúde. VILLANI, Melania Sartori. 2015.

Políticas públicas de gênero na educação - percepções de orientadoras educacionais no Planalto Catarinense. SOUSA, Lucia Aulete Burigo. 2015.

Reflexões foucaultianas sobre conselhos de pais e professores - entre a família e a escola. ZAPELINI, Viviane Teresinha. 2015.

Processos de ensino e aprendizagem e a sua relação - com transtornos mentais de estudantes de uma instituição de ensino superior. BERNARDELLI, Estela Maris Camargo. 2014.

Prática educativa reflexiva de professores do atendimento educacional especializado - histórias de vidas na educação básica. COSTA, Juciane Tagliari da. 2014.

Percepção ambiental dos professores e pais de alunos - de um Centro de Educação Infantil municipal em área de abrangência do Aquífero Guarani (Lages - SC). PUCCI, Patricia dos Santos. 2014.

Políticas educacionais e processos formativos da Escola do Campo Fazenda Boa Vista - analisando a prática pedagógica na dimensão da práxis. REICHERT Débora Aparecida Rosa. 2014.

Leitores universitários - habitus e dilemas no processo de inserção do estudante na cultura acadêmico-científica. BÖLL, Juliana Pereira Scoss. 2014.

Gestantes adolescentes e aprendizagem do autocuidado - no contexto da estratégia de saúde da família (ESF) em Lages (SC). MORAES, Nayara Alano. 2014.

Educação ambiental - um estudo sobre estratégias metodológicas relacionadas à água junto a professores da educação básica Lages (SC). BOSQUETTE, Cátia. 2014. 

A educação infantil e as manifestações da sexualidade de crianças de zero à seis anos - uma análise sobre a compreensão de professores de centros de educação infantil municipal em Lages SC. COSTA, Debora Cristina. 2014. 

Genealogia das práticas pedagógicas - e a disciplinarização dos corpos na educação infantil pública de Urubici (SC). GASPAR, Deivid Beckhauser. 2014.

Cibercultura e formação de professores - estudo dos projetos pedagógicos de cursos de licenciatura da Universidade do Planalto Catarinense. RODRIGUES, Jamille Bitencourt. 2014.

Ambientalização universitária sob o enfoque da racionalidade ambiental - campus Curitibanos da Universidade Federal de Santa Catarina. ALVES, Kauê Tortato. 2014.

Aprendizagem emocional - o desafio da prática pedagógica do professor de Educação física. SOUZA, Magali Aparecida Ribeiro. 2014.

Formação de professores e educação infantil - compassos e descompassos na articulação do cotidiano escolar de CEIMs da rede municipal de ensino de Lages (SC). BRANCO, Marilza Borba dos Santos. 2014.

Memórias de egressas do orfanato Nossa Senhora das Graças de Lages (1955 a 1990) - um olhar genealógico. FURTADO, Vera Lúcia Mendes Vieira. 2014.

Do paradigma assistencial ao paradigma do desenvolvimento integral da criança - histórias de professoras da educação infantil de Vacaria (RS). MACHADO, Shana Siqueira Bragaglia. 2014.

Prática educativa libertadora - historicidade e bases fundantes da Escola de Educação Básica Mutirão - Lages (SC) - 1981-1996. MACHADO, Elisete Lemos. 2014.

Educar para a compreensão humana - - a vida cotidiana do cuidador familiar do portador de transtorno mental. MIRANDA, Andréia Valéria de Souza. 2013.

Escrever na Educação Superior - - caminhos para autoria na Universidade. GRAZZIOTIN, Paula Clarice Santos. 2013.

Dimensão Empreendedora - - desafios da formação de administradores. AMARANTE, Kaio Henrique Coelho do. 2013.

Egressos licenciados em música - inserção e atuação na educação básica. DALLAZEM, Aline. 2013

Economia solidária e educação do campo - para o desenvolvimento do campo na serra catarinense. RAMPI, Ana Paula. 2013.

Proposta curricular de Santa Catarina - uma análise Nietzscheana do ensino de Filosofia na região de Curitibanos. ALBERTON, Arlindo. 2013.

As concepções de história na proposta curricular catarinense - convergências e divergências. BERTAIOLLI, Carlos Alberto. 2013.

História das instituições escolares do planalto catarinense - um estudo da Escola de Educação Básica Sólon Rosa, de Curitibanos (SC).FRANZOI, Ernesto. 2013. 

Alfabetização com letramento - uma análise à luz da proposta curricular de Santa Catarina. COAN, Ivonete Benedet Fernandes. 2013.

A inserção do professor de educação física - na educação infantil de Curitibanos (SC). RIBEIRO, Julio Cesar. 2013. 

Políticas públicas de educação especial - o segundo professor de turma na perspectiva da inclusão - fragmentos da partitura. PEREIRA, Karyne Noemy Scheffmacker. 2013.

As licenciaturas (com)partilhadas na Uniplac - fragmentos, integração, avanços e desafios na proposta teórica. FELDHAUS, Kelin Cristiani. 2013.

A contribuição do conceito de politecnia - para pensar a educação profissional do campo. OLIVEIRA, Luciane Bittencourt Gomes Batista. 2013.

Gestão escolar e educador social - uma análise para além das práticas pedagógicas nas escolas públicas de Lages (SC). PEREIRA, Maribel de Amorim. 2013. 

Políticas de avaliação do ensino superior - dos resultados do ENADE a implementação de novas ações nos cursos de educação física da região Sul. FOSCARINI, Neila Borges. 2013. 

O futuro no passado - A organização da escola municipal de educação básica (EMEB) nossa senhora dos prazeres do centro de atenção integral à criança e ao adolescente (CAIC) Nossa Senhora dos Prazeres de Lages (SC) na perspectiva do tempo de permanência (1992-2012). DUTRA, Rosiane de Fátima Pereira. 2013. 

Educação do campo - um estudo sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas multisseriadas em Lages (SC). PACHECO. Simone Rafaeli. 2013. 

Instituições escolares - uma análise histórica da gestão do instituto São João Batista Vianei (1974-2006). CEMBRANEL, Valeria Pereira. 2013.

Avaliação externa da educação municipal de Lages (SC) - políticas e práticas avaliativas de desempenho e por Performance. BRESSAN, Siomaraci Ferras da Silva. 2013. 

O contar histórias como experiência estética na perspectiva gadameriana - JESUS, Ana Paula. 2012. 

A habilidade em atuar em primeiros socorros - como uma competência profissional do professor da educação infantil. RIBEIRO, carolina Siqueira. 2012.

A constituição do projeto lageano de habitação na administração "a força do povo" (1977-1982) - processo de educação não formal. SANTOS, Cristiana Kelly. 2012.

A identidade profissional do professor enfermeiro - FURLANETTO, Débora. 2012.

Gestão pública escolar e avaliação do índice de desenvolvimento da educação básica - da reflexão à transformação da prática pedagógica. COSTA, Elaine. 2012.

Desenvolvimento profissional - o gestor Senac (SC) e o desafio da gestão humanizada. SOUZA, Eliane Santana de Liz. 2012.

O desenvolvimento do conhecimento em rede e a consolidação de uma inteligência coletiva - um estudo de caso da rede sul florestal. VEIGA, Fabiano Romero. 2012. 

Modernidade e natureza - o convívio humano e o meio ambiente. AMORIM, Filipi Vieira. 2012.

O conselho de acompanhamento e controle social do FUNDEB de Lages (SC) - histórico, desafios e perspectivas. MELO, Justina Inez Varela. 2012.

A roda de capoeira na roda do conhecimento - o desafio da transversalidade. WIELECOSSELES, Leandro Madalosso. 2012. 

Educação ambiental e arte - relação possível na formação inicial de professores de artes visuais na Universidade do Contestado - Curitibanos (SC). MARTIN, Ligia da Silva. 2012. 

Educação não formal e democracia participativa - o educador social e o seu papel no município de Lages (SC). ZANGELINI, Neusa Maria. 2012. 

Indisciplina e violência na escola - desvendando uma cultura da disciplinarização. ESTANISLAU, Rosiris de Fátima. 2012. 

Educação infantil na proposta curricular de Santa Catarina - desafios e possibilidades. SOUZA, Simone Terezinha Feldhaus. 2012.

Políticas de educação profissional e cidadania - certificação de saberes o o caso campus Araquari do IFCatarinense. MAZURECK, Vera Regina. 2012.

A mediação educativa de Feuerstein à luz da alteridade em Lévinas - COSTA, Wanderleia Dalla. 2012.

Políticas de formação do professor tutor para atuar na educação a distância - um olhar para o curso de pedagogia em Santa Catarina. MINATTI, Zuleide Demetrio. 2012.

Estágio curricular obrigatório e prática - como componente curricular nos cursos de licenciatura da UNIPLAC: que prática é essa? COELHO, Vera Rejane. 2012.

A mulher vereadora no legislativo lageano - perfil, acesso, relações de gênero e práticas políticas. HOFFER, Aidamar Seminotti. 2012.

A história da educação do campo nos campos de Curitibanos. - EHRHARDT, Cristina. 2012.

Reconstrução histórica - da gestão no Centro de Atendimento Integral à Criança e ao Adolescente Irmã Dulce. LOREGIAN, Samara. 2012.

Desenvolvimento e formação superior stricto sensu - o caso dos mestres egressos da Uniplac. VARELA, Abel. 2011. 

Educação ambiental no ensino fundamental - a horta escolar como ferramenta de sensibilização ambiental. SILVA, André Murara. 2011. 

Educação profissional em saúde - a formação do agente comunitário de saúde em Santa Cecília e São Cristóvão do Sul - SC. FOGAÇA, Cássia Aparecida. 2011. 

O saber ambiental dos integrantes do projeto Parceiros Ambientais da Vila Comboni - possibilidades e desafios na construção de uma consciência ecológica.TELLES, Andreia. 2011. 

A prática docente frente a suspeita e diagnóstico - do transtorno de défict de atenção e hiperatividade (TDAH) de crianças em fase escolar. BARBOSA, Claudia WaltrickMachado. 2011. 

Educação em saúde - análise do curso técnico em enfermagem do Centro de Educação Profissional Renato Ramos da Silva - CEDUP/Lages, SC. FLORIANI, Dayanne Teresinha Granetto Cardoso. 2011. 

A percepção de docentes sobre o estudante homossexual no contexto de uma educação cidadã - tensões, dilemas e perspectivas. PEREIRA, Dilmar Ribeiro. 2011. 

Escolas submersas - Os efeitos de uma hidroelétrica nas comunidades e escolas do campo. MACHADO, Elusa camargo de Oliveira. 2011. 

A inserção do perfil Zappiens na sociedade acadêmica - a formação de professores em xeque. FERT, Felipe Boeck. 2011. 

Educação do campo e secretarias municipais de educação - caminhos e descaminhos na efetivação das políticas públicas no território da serra catarinense. VARELA, Iáscara Aparecida Almeida. 2011. 

Formação moral - educação para a autonomia solidária. STRAPAZZON, Ironilda. 2011. 

Corpo e educação física - para além da visão mercadológica. FOSCARINI, Laura Borges. 2011. 

Inserção das artes no campo científico brasileiro - espaços e sujeitos. CRUZ, Maira Virginia Xavier. 2011. 

Educação infantil e natureza - tecendo relações rumo a educação ambiental - enfrentamentos, dificuldades e possibilidades. SANTOS, Mara Rúbia Paes de Farias. 2011. 

Conselho municipal de educação e ensino escolar - limites, perspectivas e possibilidades. MARCELINO, Mara de Fátima. 2011. 

A educação por trás das grades - uma possibilidade de (res)socialização. WERNKE, Márcia Schlemper. 2011. 

Trabalho docente e precarização - contextos e desafios. RODRIGUES, Maria Salete Xafranski. 2011. 

Educação e saúde como práticas articuladas de cuidado do corpo - o desafio profissional da enfermagem. WALDRICH, Odila Maria. 2011. 

Tendências curriculares na graduação de enfermagem da Universidade do Planalto catarinense em Lages - Rupturas e inovações. PEREIRA, Regina Aparecida. 2011. 

Violência doméstica contra crianças - interfaces com o ensino e aprendizagem escolar. PRETO. Renata Beatriz. 2011.

Estado avaliador e estado formador - a prova Brasil no contexto das políticas públicas: uma análise dos resultados nas escolas públicas estaduais de Lages/SC na disciplina de Língua Portuguesa - séries finais do ensino fundamental. BLEICHVEL, Rita de Cássia, 2011. 

Desafios da educação infantil - estudo de caso no município de Lages/SC. PELEGRINI, Rosângela Cordeiro. 2011.

Lutas, conquistas e impasses da ação sindical docente - o caso do sindicato municipal dos profissionais da educação de Lages. CAMARGO, Salete Araújo. 2011

A educação sexual na escola - tensões e prazeres na prática pedagógica de professores de ciências e biologia. YARED, Yalin Brizola. 2011.

Portadores de necessidades especiais no ensino superior - ações na Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC. VERONEZI, José. 2011.

Biblioteca escolar - complemento ou condição para a formação cultural nas escolas? CAMARGO, Danielle Wolff. 2010. 

Da educação especial à pedagogia da inclusão em Santa Catarina - uma análise reflexiv sobre a prática pedagógica do segundo professor no Sistema de Educação Pública Municipal e Estadual de Lages - SC. HAMANN, Ioni Wolff. 2010. 

Arte e professores de arte na escola - expansão ou extinção? Descompassos entre legislação, formação e trabalho. OLIVEIRA, Tânia Regina Antunes. 2010. 

A educação escolarizada em tempo integral - um estudo de documentos e avaliações de uma política pública. RODERMEL, Jeanine. 2010. 

A quê e a quem serve a avaliação? - memórias de egressos do ensino fundamental. PEREIRA, Jocemara de Melo. 2009.

Educação e saúde - os desafios dos agentes comunitários de saúde nas práticas de educação popular em saúde - Lages, SC. GRAF, Magali Maria Tagliari. 2009.

Educação do campo - diálogo com a experiência da escola itinerante Maria Alice Wolff de Souza - Lages/SC. GOBETTI, Marilza. 2009.

Educação e a interface com o patrimônio - os poetas dos campos e dos espaços. ZANATTA, Eledir Regina do Prado. 2008.

Marcas no papel, no mundo e na memória - escrita e autoria de jovens considerados em “condição de vulnerabilidade social”. LUZ, Alessandra Rodrigues. 2007.

Escolas multisseriadas - quando o problema é a solução. SILVA, Ilsen Chaves da. 2007.

Saberes e práticas docentes diante da diferença - a experiência do reconhecimento na inclusão escolar. LORENZINI, Vanir Peixer. 2007.

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