Confira a estrutura curricular do curso

Ciência e saberes docentes - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Conhecimentos, saberes e tecnologia. Educação, cultura, identidade e memória. Produção, sistematização e disseminação. Função social da ciência e da educação.

Desenvolvimento de Práticas Educacionais - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 15 h/a 1 créditos
Ementa: Realização de diagnóstico da realidade vivenciada no contexto organizacional/laboral dos discentes. Elaboração de Projeto de Intervenção e plano de ação contendo vivências e experiências no campo educacional.

Didática e Metodologia do Ensino - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Didática e metodologias de ensino e aprendizagem. , Planos de aula, Planos de ensino e Portfólio.  Educação de excelência considerando as necessidades locais, regionais e globais.

Direitos Humanos e Ética na Escola - Disciplina Obrigatória
Ementa:

Educação e Democracia - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 15 h/a 1 créditos
Ementa: Aspectos políticos da educação. A função da educação na democracia. Educação e formação para a cidadania.

Educação e gênero na escola - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 60 h/a 4 créditos
Ementa: Conceito e Identidades de gênero. Feminismos e movimentos sociais. Gênero e Educação. Gênero e as políticas públicas de Educação. Gênero e educação em Direitos Humanos. Gênero e os livros didáticos. Gênero e a feminização do magistério. Gênero e a formação continuada. Gênero e as práticas pedagógicas.  Gênero e os marcadores sociais da diferença: sexualidade, raça, classe, religião, geração e corpo.

Fontes conceituais e abordagens teóricas em educação - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Fontes conceituais e tendências teórico-práticas em educação. Concepções e tradição na formação de professores. Vertentes contemporâneas na/da produção de conhecimentos.

Metodologia da Pesquisa - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Tendências, avanços e perspectivas da pesquisa e inovação. Elaboração de protocolos de pesquisas. Delineamentos de pesquisas. Estratégias de coleta dados. Organização de dados. Métodos, técnicas e instrumentos de análise de dados.

Metodologias Ativas de Ensino –Aprendizagem - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 15 h/a 1 créditos
Ementa: Metodologias ativas de ensino aprendizagem. Ensino Baseado em Problemas (PBL). Novos desafios do professor para a concretização das metodologias ativas de aprendizagem.

Planejamento Pedagógico e Elaboração de Projetos - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 1 créditos
Ementa: Planejamento pedagógico: elaboração de projetos. Fases  da construção do Projeto Pedagógico: o diagnóstico, o planejamento de ação e a execução. Avaliação permanente. Articulação do projeto com a prática pedagógica. Relação do projeto pedagógico com o regimento escolar. Relações do projeto com a prática pedagógica.

Políticas e Práticas de Formação de Professores Para a Educação Básica - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 15 h/a 1 créditos
Ementa: Políticas e Práticas para formação de professores para a educação básica. O fazer pedagógico. Legislação. Formação de professores.

Processos Socioculturais, Antropologia e Educação - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Educação, cultura, ambiente, sociedade e sustentabilidade; interfaces entre educação, antropologia, história, sociologia. Processos de investigação e intervenção socioambientais e culturais nos âmbitos do local, nacional e internacional

Saúde na Escola - Disciplina Obrigatória