Dez anos de Cosmetologia e Estética da Uniplac

Em agosto de 2007, surgia na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), um dos cursos de maior demanda de profissionais formados no mercado de trabalho, Tecnologia em Cosmetologia e Estética.

A graduação surgiu do propósito de oferecer a formação, em nível superior, de profissionais aptos para a seleção e o uso correto dos produtos cosméticos, das técnicas, dos instrumentos e equipamentos voltados ao trabalho estético, bem como, para a gestão de serviços relacionados à estética.

Durante esses 10 anos de história, muitos investimentos foram feitos pela universidade, o maior deles, segundo a coordenadora do curso, Márcia Aparecida de Liz, foi a ampliação da capacidade dos laboratórios. “Hoje temos três laboratórios específicos de Cosmetologia e Estética: Laboratórios de Anatomia, Histologia e Microbiologia, Bioquímica e informática. Eles proporcionam um melhor aprendizado para os acadêmicos, fazendo associação da teoria com a prática, os preparando para mercado de trabalho.

Com mais de 10 procedimentos realizados, os serviços também são abertos à comunidade, a partir de agendamento. Entre os trabalhos realizados, estão tratamentos na área capilar, facial, massagens, depilação e técnicas de eletroterapia.

A acadêmica da 6ª fase, Isadora Nolli, ingressou na Uniplac no ano de 2015, e escolheu o curso de Cosmetologia e Estética pela ampla estrutura que oferece para as aulas. “Os laboratórios nos ajudam muito, estão cada vez melhor. Sempre com novidades, e sempre atendendo as nossas necessidades de ensino”, comentou.

Além disso, a acadêmica já está preparando seu TCC na área de Marketing de Estética e destaca a importância da graduação na inserção no meio profissional. “Eu já estou trabalhando em uma empresa de Estética em Otacílio Costa, e tudo o que eu aprendi nas aulas, estou aplicando no meu serviço, é nessas horas o quanto a gente percebe a importância da formação”.

Formanda da Uniplac é sucesso como empreendedora

Bruna Carolina Uncini, formada em Cosmetologia e Estética, já trabalhava em um salão de beleza de Lages enquanto estudava. “Durante os três anos de faculdade eu aprendi muito da parte técnica dos procedimentos, e hoje eu utilizo todo esse aprendizado como mecanismo de venda para minhas clientes, o procedimento ideal que devem fazer tanto de estética facial quanto da área capilar”, afirma a técnica em Cosmetologia.

Logo que se formou, resolveu investir. Ela é empresária do ramo, tem um salão de beleza e uma loja de vestuário da moda feminina há quatro anos, onde atua como administradora. “O curso representa para mim onde tudo começou, pois foi ele que deu um empurrãozinho para que eu abrisse meu próprio negócio”, observa.

E os sonhos de Bruna não pararam por aí. A empresária está abrindo uma filial em Florianópolis, no bairro Estreito. “Até final do ano estaremos inaugurando nosso salão em Florianópolis, e eu só tenho a agradecer ao curso pela oportunidade que tive de crescer profissionalmente. Hoje, eu sou feliz com minha profissão, mas ainda não paro por aí, pois nada é fácil, tem que ter muita responsabilidade e deixar muitas coisas que queremos fazer para depois. Mas no final tudo vale a pena, é questão de querer e se dedicar, o sucesso cada um faz o seu e o curso de Cosmetologia e Estética proporciona isso, basta querer”, finaliza Bruna.

Mercado de trabalho

A profissão de Cosmetologia e Estética abrange um leque de seguimentos para atuar. O profissional depois de formado pode exercer nas áreas capilares, corporais e faciais.

“A atuação do profissional abrange a prestação de serviços e consultorias em estética facial, corporal e capilar, estética pré e pós-operatório, além da atuação em indústrias de cosmetologia, salões de beleza, clínicas médicas e de estética, SPAs visando a manutenção da saúde, da beleza e do bem-estar. ”

O curso de Cosmetologia e Estética da Uniplac abre duas turmas ao ano, e percebe-se a grande procura pela formação na área. De acordo com Márcia, a renda de um profissional é alta e atende à demanda de cliente. “A renda obtida pelo profissional da área de estética e ótima, e claro, depende exclusivamente do desempenho e dedicação do profissional atuante”.

Ela ainda comenta que, atualmente no mercado de trabalho, a formação do candidato é imprescindível no momento de seleção de contratação. “O diferencial de um profissional formado está no conhecimento teórico e a prática obtida em sala de aula, entendendo o porquê de cada sistema, ativo cosmético, técnicas e a importância de se trabalhar dentro da biossegurança”, finaliza Márcia.

Sobre o curso

O curso de Cosmetologia e Estética possui seis semestres. A graduação é formada por 10 professores, responsáveis por 12 disciplinas teóricas, 17 teóricas e práticas e 3 práticas.  Até agora, há sete turmas formadas, desde 2007.

Os projetos para o futuro do curso envolvem ampliação de laboratório e aquisição de equipamentos. Além disso, também realizar projetos de extensão para alunos e comunidade em geral e parcerias de estágios.

Confira a Galeria de Fotos