Fisioterapia da Uniplac atua nas UBS lageanas

Estagiários em saúde coletiva do curso de Fisioterapia da Uniplac devolveram atendimento domiciliar aos pacientes das Unidades Básicas de Saúde (UBS)

Os grupos de estágio em saúde coletiva da oitava fase do curso de Fisioterapia da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), juntamente com a Fisioterapeuta e supervisora de estágio, professora Ângela Carla Ghizoni, desenvolveram atendimento domiciliar aos pacientes das Unidades Básicas de Saúde (UBS), neste ano.

As atividades de educação em saúde nas escolas e Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) de Lages, grupos de Shantala e ofurô para bebês, além de grupos de promoção da saúde e prevenção de doenças em parceria com as equipes de saúde das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Além disso, neste ano, os alunos foram inseridos em um novo local de estágio, o Centro de Convivência do Idoso (CCI) possibilitando assim, de acordo com a professora, ampliar a visão acerca do campo de atuação do fisioterapeuta. Na festa natalina de encerramento, os alunos e a professora organizaram gincana com atividades que tinham o objetivo de trabalhar motricidade, equilíbrio, força muscular e coordenação motora dos idosos que ali compareceram.

Segundo a coordenadora do CCI, Ana Paula Jentig dos Santos Garcia, e a psicóloga Maria Rita Souza Werner, “a participação e parceria entre o curso de fisioterapia da Uniplac e o CCI da Secretaria Municipal de Assistência Social, foi de extrema importância para o serviço e principalmente para a melhoria da qualidade de vida dos idosos que frequentam o espaço”.

Todas as atividades desenvolvidas nas UBS, escolas e no CCI permitem que os acadêmicos possam vivenciar na prática o que é estudado em sala de aula, atuando na promoção da saúde da população atendida.