Alterar visualização

EMENTA

Arte no contexto sócio-cultural: da pré-história ao Renascimento; aplicação integrada com as atividades previstas na prática pedagógica.

EMENTA

Introdução à escultura, conceitos básicos e pesquisa de materiais; aplicação integrada com as atividades previstas na prática pedagógica.

EMENTA

Desenho de observação, forma figurativa e decomposição da imagem utilizando diferentes materiais. Uso de métodos de perspectiva em natureza morta e paisagens; aplicação integrada com as atividades previstas na prática pedagógica.

EMENTA

Estudo da composição no contexto da percepção visual. Análise dos elementos compositivos, aplicação integrada com as atividades previstas na prática pedagógica.

EMENTA

Arte-Educação no Brasil: Tendências pedagógicas, filosóficas e sociológicas, o arte educador. Propostas metodológicas relacionadas ao ensino da Arte (Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental), aplicação integrada com as atividades previstas na prática pedagógica.

EMENTA

Abordagem das diferentes relações da anatomia com a representação da figura humana. Estudos com modelo vivo, aplicação integrada com as atividades previstas na prática pedagógica.

EMENTA

Conceito de estética, poética e teorias da Arte. Aplicação integrada com as atividades previstas na prática pedagógica.

EMENTA

Propostas metodológicas relacionadas ao ensino da Arte: Ênfase nos conceitos pertinentes à Educação (Séries Finais do Ensino Fundamental e Média), aplicação integrada com as atividades previstas na prática pedagógica.

EMENTA

Aspectos históricos e príncipios básicos da modalagem em cerâmica, aplicação integrada com as atividades previstas na prática pedagógica.

EMENTA

Exploração das possibilidades pictóricas. estudos das cores. Natureza morta e paisagem local e Regional, aplicação integrada com as atividades previstas na prática pedagógica.

EMENTA

Arte no contexto sócio-cultural: do Barroco ao século XX, aplicação integrada com as atividades previstas na prática pedagógica.

EMENTA

Princípios fundamentais da linguagem da gravura: Técnicas alternativas, processos, materiais e terminologias, aplicação integrada com as atividades previstas na prática pedagógica.

EMENTA

Fundamentos teóricos da Pintura Moderna. Visualização estética teórico/prática. Emoção e expressionismo na pintura, aplicação integrada com as atividades previstas na prática pedagógica.

EMENTA

Contextualização histórica do ensino da arte no Brasil. Observação do cotidiano escolar. Planelamento e intervenção de estágio nas séries/anos iniciais do ensino fundamental. Relatório parcial de intervenção de estágio.

EMENTA

Arte no contexto sócio-cultural dos movimentos de vanguarda ao pós-modernismo, aplicação integrada com as atividades previstas na prática pedagógica.

EMENTA

Modelagem na Cerâmica: técnicas de construções tridimensionais.

EMENTA

Técnicas tradicionais da gravura em relevo: Xilogravura e linóleogravura. O ato de gravar, imprimir e editar, aplicação integrada com as atividades previstas na prática pedagógica.

EMENTA

Estudos do processo pedagógico e estruturação do trabalho docente em Artes Visuais. Planejamento e intervenção de estágio nas séries/anos finais do ensino fundamental. Relatório parcial de intervenção de estágio.

EMENTA

Arte no contexto sócio-cultural: Arte Brasileira, aplicação integrada com as atividades previstas na prática pedagógica.

EMENTA

Linguagem Têxtil: Histórico e princípios básicos, aplicação intergarda com as atividades previstas na prática pedagógica.

EMENTA

Fundamentos teóricos/filosóficos da arte contemporânea. Resignificação dos espaços e integração das diferentes linguagens.

EMENTA

Prática pedagógica e proposta contemporânea do ensino das artes visuais. Planejamento e intervenção de estágio no ensino médio. Relatório parcial de intervenção de estágio.

EMENTA

Pesquisa e representação artística individual: Pintura contemporânea, aplicação integrada com as atividades previstas na prática pedagógica.

EMENTA

A prática pedagógica como prática social e cultural. Observação e intervenção em diferentes campos não-formais de atuação profissional em Artes Visuais. Relatório final de intervenção de estágio.

EMENTA

A fotografia como linguagem da arte, aspectos artísticos, históricos e estéticos da fotografia e sua relação com o contexto, aplicação integrada com as atividades previstas na prática pedagógica.

EMENTA

Fundamentação teórico/estética da arte tecnológica e práticas artísticas experimentais.

EMENTA

Estudo dos espaços culturais, museus, centros de cultura, escolas de arte, e da interação entre os espaços de educação formal, não-formal e informal, conceitos de exposições, curadoria, monitoria e conservação de bens culturais, relacionados às práticas pedagógicas sem sala de aula, aplicação integrada com as atividades previstas na prática pedagógica.

Fone: (49) 3251-1158 / 3251-1042
E-MAIL: visuais@uniplaclages.edu.br