Alterar visualização


EMENTA

Fundamentos da composição no contexto da percepção visual. Aspectos artísticos e estéticos da linguagem visual.

EMENTA

Arte no contexto sócio-cultural: da pré-história ao Renascimento.

EMENTA

Comunicação. Funções da linguagem. Língua oral e escrita. Estruturas frasais. Estrutura oracional. Construção e compreensão do texto. Coerência e informações implícitas.

EMENTA

Introdução à escultura, conceitos básicos. Pesquisa de materiais. Escultura no contexto escolar.

EMENTA

Estudo dos espaços culturais, museus, centros de cultura, escolas de arte. Interação entre os espaços de educação formal, não formal e informal. Exposições, curadoria, monitoria e conservação de bens culturais.

EMENTA

Arte no Contexto da Educação Básica no Brasil. Documentos Curriculares nacional, estadual e municipal. Arte, Currículo, escola e sociedade. Tendências pedagógicas, filosóficas e sociológicas do ensino da arte na Educação Básica. Propostas metodológicas relacionadas ao ensino da Arte (Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental).

EMENTA

Possibilidades Pictóricas. Estudos das cores. Natureza morta e paisagem local e regional. Pintura no contexto da educação escolar.

EMENTA

Desenho de observação, forma figurativa e decomposição da imagem utilizando diferentes materiais. Uso de métodos de perspectiva em natureza morta e paisagens.

EMENTA

Pesquisa de materiais alternativos na produção artística. Uso de materiais alternativos na prática pedagógica interdisciplinar. Poéticas visuais: conceitos e experiências como possibilidades na formação do professor de arte.

EMENTA

Escrita e pesquisa na Universidade. Oralidade. Leitura. Escrita. Propriedades textuais. Produção de texto.

EMENTA

Fundamentos da estética. Poética e teorias da Arte.

EMENTA

Educação com objeto de reflexão filosófica. Filosofia da educação no Brasil.

EMENTA

Saberes docentes no Ensino da Arte. Propostas Curriculares e metodologias relacionadas ao Ensino da Arte na Educação Básica (Séries Finais do Ensino Fundamental e Médio).

EMENTA

Aspectos históricos e princípios básicos da modelagem em cerâmica.

EMENTA

Fundamentos teóricos da pintura moderna. Visualização estética teórico/prática. Pintura como conceito estético.

EMENTA

Universidade: produção e socialização do conhecimento. Noções de pesquisa e de ciências. Tipos de conhecimento. Pesquisa em educação. Normas para apresentação de trabalho acadêmico.

EMENTA

Fundamentos da prática docente. Áreas de atuação profissional. Concepção de Ensino. Concepção de Aprendizagem: sala de aula e suas dinâmicas.

EMENTA

Fundamentos históricos, epistemológicos e pedagógicos da educação especial. A diferença/deficiência como uma construção social. Necessidades educacionais especiais: especificidades nas áreas visual, auditiva, mental, motora e sócio-emocional. A contribuição da perspectiva sócio-cultural para práticas pedagógicas inclusivas.

EMENTA

Arte no contexto sócio-cultural: do Barroco ao século XX.

EMENTA

Abordagem das diferentes relações da anatomia com a representação da figura humana. Estudos com modelo vivo. O desenho da Figura humana no contexto da educação escolar.

EMENTA

Tendências teórico-metodológicas sobre a relação educação e sociedade. A pesquisa educacional no Brasil: principais tendências. Aproximação do aluno com a realidade escolar. Identificação de temas e problemas de pesquisa na área educacional-escolar.

EMENTA

História da educação. Tendências pedagógicas. Teorias da Aprendizagem. Processo Ensino-aprendizagem escolar.

EMENTA

Atividade profissional docente. planejamento. Metodologias. Conteúdos curriculares. Avaliação da aprendizagem.

EMENTA

Contextualização histórica do ensino da arte no Brasil. Observação do cotidiano escolar. Planejamento e intervenção do estágio nas séries/anos iniciais do ensino fundamental. Relatório parcial e intervenção de estágio.

EMENTA

Arte no contexto sócio-cultural dos movimentos de vanguarda ao pós-modernismo.

EMENTA

Surdez e linguagem. Fundamentos históricos e epistemológicos da língua de sinais. O sinal e seus parâmetros. Alfabeto manual. Libras: vocabulário e noções gramaticais.

EMENTA

Elaboração do projeto de pesquisa. Documentos de pesquisa. Levantamento no campo de pesquisa. Coleta de dados.

EMENTA

Fundamentação teórica do processo de formativo do professor. Análise articulada ao Estágio Curricular Obrigatório.

EMENTA

Estudos do processo pedagógico e estruturação do trabalho docente em Artes Visuais. Planejamento e intervenção do estágio nas séries/anos finais do ensino fundamental. Relatório parcial de intervenção de estágio.

EMENTA

Arte Brasileira: origens, tendências e contexto sócio-cultural.

EMENTA

Comunicação: alfabeto manual. Libras: vocabulário e noções gramaticais.

EMENTA

Escultura como expressão simbólica. Modelagem na Educação Básica.

EMENTA

Análise dos dados. Elaboração do relatório final da pesquisa.

EMENTA

Estrutura da educação básica: diretrizes, legislação e Proposta Curricular de SC. Educação das relações étnico-raciais: Lei 10639/2003. Educação ambiental: legislação. Educação especial na educação básica: diretrizes. Educação em Direitos Humanos: legislação.

EMENTA

Fundamentos teórico/filosóficos da arte contemporânea. Ressignificação dos espaços e integração das diferentes linguagens.

EMENTA

Prática pedagógica e proposta contemporãnea do ensino das artes visuais. Planejamento e intervenção de estágio no ensino médio. Relatório parcial de intervenção de estágio.

EMENTA

Modelagem na Cerâmica: técnicas de construções tridimendionais. Modelagem na Educação Básica.

EMENTA

A fotografia como linguagem da arte; aspectos artísticos, históricos e estéticos da fotografia e sua relação com o contexto; aplicação integrada com as atividades previstas na prática pedagógica.

EMENTA

Princípios fundamentais da linguagem da gravura: Técnicas alternativas, processos, materiais e terminologias. Técnicas tradicionais da gravura em relevo. O ato de gravar, imprimir e editar. A gravura como proposta na prática pedagógica.

EMENTA

Produção de artigo científico. Comunicação da pesquisa em eventos científicos.

EMENTA

Cultura. Identidade. Teoria do reconhecimento. Teorias da Etnicidade, Diferença e Diversidade. Educação multicultural crítica. Atividade pedagógica, cultural e ambiente histórico.

EMENTA

A prática pedagógica como prática social e cultural. Observação e intervenção em diferentes campos não-formais de atuação profissional em Artes Visuais. Relatório parcial de intervenção de estágio.

EMENTA

Fundamentação teórico/estética da arte tecnológica e práticas artísticas experimentais.

EMENTA

Linguagem Têxtil: Histórico e princípios básicos. Traços e tramas na Educação Básica.

EMENTA

Sistematização dos relatórios parciais do Estágio Curricular Obrigatório. Organização do relatório final. Análise e apresentação do processo.

Fone: (49) 3251-1158 / 3251-1042
E-MAIL: visuais@uniplaclages.edu.br
COORDENAÇÃO: Professora Roseceli Martinhago Vieira
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática